Governador Clécio Luís completará 100 dias de governo, focado em resolver os problemas da saúde pública estadual
Por Emanuel Reis
Às vésperas de completar cem dias como governador do Amapá, Clécio Luis (Solidariedade) vem promovendo mudanças significativas numa área antes cercada de tabus, tida como a mais problemática em governos anteriores.
Até agora.
Em todo o Estado do Amapá, a saúde pública está recebendo atenção especial desde 1º de janeiro, data que marca o início da nova gestão. Nos últimos meses, vem sendo equipada com modernos dispositivos hospitalares, além de reformas estruturantes nos prédios, com reformas internas e readequações de espaços, dotando as enfermarias com novos leitos.
Ainda em seu segundo dia no exercício do mandato, o governador Clécio Luís se transferiu para o Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE), acompanhado por secretários e demais assessores, onde passou a coordenar pessoalmente as obras de reestruturação da principal casa de saúde de Macapá, vista como referência para atendimentos de urgência por milhares de amapaenses, incluindo pacientes de municípios paraenses situados às proximidades do Amapá, a exemplo de Afuá, Breves e Chaves, distantes centenas de quilômetros da capital do Pará.
Para contrapor o cenário de hospital de campanha deixado pelos antecessores, Clécio Luís retocou a pintura do prédio do HE, reorganizando o espaço interno, aumentando a capacidade de internações em 150%, passando de quatro para dez leitos intensivos, e culminando com a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), entregue na sexta-feira, 31 de março.
"Eu trabalho há 40 anos no HE e nunca vi essa estrutura em momento nenhum, está no padrão de hospitais particulares. Eu como profissional de saúde, me sinto muito realizado e feliz em ver isso em tão pouco tempo”, ressaltou o médico ultrassonografista do HE, Ricardo Bravo.
Os cem dias em andamento também estão mostrando a principal característica do estilo de governar de Clécio Luís. A presença contínua junto aos amapaenses, ouvindo as demandas populares, procurando atender as petições de maior urgência. Foi assim quando esteve em visita ao Quilombo do São José do Matapi, no bairro do Coração, na Região Metropolitana de Macapá, onde assinou a ordem de serviço para início das obras de drenagem, pavimentação e terraplanagem do ramal Porto do Céu, imprescindível para o escoamento da produção agrícolas das 18 comunidades de agricultores que habitam a região.
Com recursos de emenda do deputado federal Vinícius Gurgel (PL), provenientes do Projeto Calha Norte, o governador do Amapá investirá R$ 686.282,53, mais contrapartida pública, nos sete quilômetros de extensão do ramal. Na implementação desse trabalho, igualmente conta com recursos de emendas do senador Davi Alcolumbre (União Brasil).
Um dos poucos governadores atendidos com deferência em Brasília, Clécio Luís tem sido recebido por ministros e parlamentares da base de apoio do governo Lula, e percorrido gabinetes em busca de mais verbas para o Amapá. E para apoiá-lo em suas peregrinações na capital brasileira, conta com uma bancada federal unida, representada por Alcolumbre, senador Randolfe Rodrigues (REDE), e deputados federais igualmente atuantes na defesa dos interesses da população amapaense.
Atento às reivindicações das categorias profissionais do Estado, o governador Clécio Luís estimula o debate no entorno dos respectivos pisos salariais para atendimento das propostas apresentadas. Independente do cenário econômico local e nacional ainda indefinido, por conta das crises globais em perspectiva, o gestor garante que cumprirá todos os acordos firmados nas negociações.