Mestre em economia empresarial, professor universitário, Teles Júnior será o vice governador na chapa de Clécio Luís
Por Richard Duarte
Indicado pelo alto escalão do PDT no Amapá, o economista Antônio Teles Júnior será confirmado como vice na chapa do ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís, pré-candidato ao governo do Estado em cerimônia prevista para ocorrer no próximo 28 de julho, data da convenção que formalizará a disputa das eleições deste ano para a federação formada por Cidadania, PDT, PV, PC do B, União Brasil e PT.
Com trajetória no setor econômico, Teles Júnior passou por secretarias e comitês em diversas áreas, além de intermediar os interesses do governo do Estado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Nos últimos dez anos, vem despontando como liderança política em ascensão, tornando-se referência como técnico e gestor público. Na esfera partidária, conquistou prestígio e respeito pelo dinamismo, conhecimento acadêmico, habilidade política e postura conciliadora.
Para o pré-candidato a vice-governador, a economia será tratada como propulsora basilar no desenvolvimento social do Amapá, especialmente voltada para a geração de emprego e renda.
Mestre em Economia e professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Teles foi candidato a deputado federal pelo PDT nas eleições gerais de 2018, obtendo quase dez mil votos.
No entendimento dele, um vice-governador atuante deve ter sensibilidade para entender e coordenar iniciativas em questões socioeconômicas, e colaborar com o governador na implantação de projetos voltados para a promoção da qualidade de vida da população. "Deve ter, sobretudo, conhecimento e credibilidade que o credenciem a substituir plenamente o titular", completa.
Quem é Antônio Pinheiro Teles Júnior?
Mestre em Economia Empresarial pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Gestão e Economia Empresarial na Universidade Cândido Mendes - Rio de Janeiro (2010). Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro de Ensino Superior do Amapá - CEAP (2005). Desenvolveu trabalhos na coordenação de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas na Agência de Desenvolvimento do Amapá - ADAP (2009 - 2010); assessor Técnico do Governo do Estado do Amapá (2010) Secretário Especial de Governadoria Coordenação Política e Institucional - SEGCPI - interino - (2010); membro do Comitê Orientador do Fundo Amazônia - COFA do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (2010); Secretário Especial de Desenvolvimento Social - SEDS (2010); Conselheiro Efetivo do Conselho Regional de Economia do Amapá - CORECON/AP - (2011); diretor Administrativo da Numeric Consultoria & Instrutoria (2011); professor de Magistério Superior da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2013); Secretário de Estado do Planejamento do Governo do Estado do Amapá (2015); presidente do Conselho Fiscal da Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA (2015); Secretário de Desenvolvimento das Cidades (2019), e ex-diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá).