Clécio Luís propõe investimento maciço no setor pesqueiro para geração de milhares de empregos no Amapá
Por Richard Duarte
Impulsionar o setor pesqueiro para gerar milhares de empregos. Esta é uma das propostas apresentadas pelo pré-candidato ao governo, Clécio Luís (Solidariedade), como um dos pilares do seu plano de gestão para promover o desenvolvimento social e econômico do Amapá. Trata-se de uma das principais janelas de oportunidades, prossegue ele, para garantir a quem vive da pesca, comercial ou de subsistência, as condições necessárias para ter melhor qualidade de vida.
Para o pré-candidato ao governo do Amapá, a pesca desempenha um importante papel no desenvolvimento social. Além da geração direta de alimentos e de renda, há a geração de empregos. "Direta ou indiretamente, o setor de recursos pesqueiros é essencial para a sobrevivência de milhares de amapaenses", observa.
"Filhote, dourada, pescada amarela, uritinga, gurijuba, surubim, curvina, tambaqui e tantos outros são encontrados na costa de nosso estado", comenta ele, assinalando que desde os primórdios o setor pesqueiro é a atividade que tem grande importância para o desenvolvimento social e econômico do Amapá e, a partir de 2023, ganhará a devida relevância. "O nosso peixe, seja do rio ou da nossa costa, é o melhor do mundo. Mas o povo amapaense ainda se beneficia pouco do pescado enquanto produto, capaz de gerar emprego e renda."
A proposta do pré-candidato ao governo pelo Solidariedade tem fundamento científico. Trabalhos acadêmicos produzidos por renomadas instituições de ensino do estado, a exemplo da Universidade do Estado do Amapá, mostram que costa atlântica do Amapá é rica em sua biodiversidade e oferece oportunidades de negócio para se investir na indústria pesqueira. Com 600 quilômetros de extensão, recebe parte das águas e do pescado do Rio Amazonas, respondendo pela grande diversidade de espécies. "A viabilidade dessa janela de oportunidade, que é o setor pesqueiro, é inquestionável. Ou seja, quando passarmos a organizar e potencializar toda a cadeia produtiva da pesca os resultados trarão enormes benefícios para a população."
No plano de governo do pré-candidato Clécio Luís, o estímulo à atividade pesqueira terá início logo após assumir o governo do Amapá, em 2023. Começa com investimentos direcionados a setores específicos, como pescadores artesanais, construtores de pequenas e médias embarcações, os chamados carpinteiros navais, até chegar na ponta, onde encontram-se o distribuidor e revendedor. "Eu tenho escutado quem vive da pesca", diz ele. "São milhares de famílias de pescadores e piscicultores. Eu fui para o meio do oceano para ver como a pesca funciona. E na Prefeitura de Macapá, a gente fez o 'Peixe Vivo'. Eu tenho conversado com técnicos da área, com os empresários, com os pescadores e com os investidores. Tenho mostrado para eles como o 'Amapá Futuro' vai revolucionar a pesca no Amapá."