Gestão Bala Rocha investe na infraestrutura e qualidade de vida da população
Por Richard Duarte
A entrevista concedida pelo prefeito Bala Rocha (PP) ao programa "É Pra falar", capitaneado pelo presidente estadual do PT, Antônio Nogueira, e transmitido pela rádio FM Nova 105,9, repercutiu bastante em todo o município de Santana, distante 21 quilômetros de Macapá.
No encontro, ocorrido na quinta-feira, 14 de julho, Bala falou, sem ressalvas, sobre sua gestão, incluindo, até mesmo, projetos interrompidos devido a erros cometidos no processo de concepção, e retomados após as devidas correções.
Para o chefe do executivo santanense, tropeços acontecem em qualquer atividade humana. "Ideal seria evitá-los, mas às vezes é impossível", disse ele, citando o exemplo das obras no estádio Antônio Vilela, o Vilelão, projeto de construção do novo complexo esportivo com emenda do senador Davi Alcolumbre (União Brasil) que vai proporcionar à comunidade e aos atletas um ambiente público humanizado, com mais conforto e segurança.
Problemas na fundação dos pilares de sustentação das arquibancadas foram identificados durante uma fiscalização de rotina e, explicou o prefeito, as obras precisaram ser temporariamente paralisadas para as devidas alterações técnicas. "Foi tudo solucionado", garante Bala Rocha.
A ideia de profissionalização da gestão municipal anunciada pelo prefeito durante a entrevista tem como princípio basilar o crescimento de forma ordenada, com segurança e mobilidade urbana, sendo um desafio crescente para as cidades. Cita como exemplo o projeto de revitalização da Praça Cívica do Bicentenário da Independência Francisco Correa Nobre, tradicional ponto de encontro das famílias do segundo município mais populoso do Amapá.
Para viabilização da reforma, o senador Randolfe Rodrigues (REDE) destinou R$ 1 milhão. "A emenda do senador Randolfe foi anunciada em 2021, atualmente a obra já foi licitada", anunciou Bala. "Quanto aos empreendedores situados às proximidades da praça antiga, conseguimos chegar a um consenso para acomodá-los provisoriamente na esquina da avenida Castro Alves com a rua Ubaldo Figueira."
Bala também anunciou no programa radiofônico de Antônio Nogueira a construção do Centro de Especialidades Médicas, no mesmo espaço onde serão alocados os empreendedores da Praça Cívica. "É onde vamos concentrar os médicos especialistas para tratamento de doenças complexas", explicou, acrescentando que o projeto do centro médico será deslanchado somente em 2023, logo após a cerimônia de reinauguração da nova Praça Cívica.