Governador Clécio Luís, retoma atividades na UPA da Zona Sul para atendimento 24 horas, onde mais de 350 mil pessoas serão beneficiadas
Por Redação
Na manhã de quinta-feira, 20 de abril, o governador Clécio Luís esteve no bairro Jardim Marco Zero, em Macapá, para oficializar a abertura ao público da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Sul. Desde 2020, com a pandemia do coronavírus no Amapá, ela passou a funcionar somente como Centro Clínico Covid-19, especialmente destinada para o tratamento da doença.
Com a situação epidemiológica sob controle, a UPA volta a ofertar serviços de exames laboratoriais e radiológicos, e medicação, beneficiando um público aproximado de quase 350 mil pessoas, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"Moradores dos bairros Universidade, Zerão, Congós, Buritizal, Novo Buritizal, Muca, Pedrinhas, Araxá, Jardim Equatorial, Fazendinha e parte do município de Santana, localizado a 21 quilômetros de Macapá, terão acesso à saúde de qualidade", garantiu o governador.
Acompanhado pela secretária de Saúde, Silvana Vedovelli, Clécio Luís desembarcou aos arredores da UPA no começo da manhã para vistoriar dependências e equipamentos da unidade, também reunir-se com a equipe técnica formada por médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeuta, técnico de enfermagem, além do suporte de nutricionistas, farmacêuticos e demais especialistas, a exemplo de cardiologistas, pneumologistas, ortopedistas, e outros.
"Fizemos uma revitalização em toda a estrutura para deixá-la em condições de receber e acolher a população com atendimento agradável, de qualidade, e resolutividade que é mais importante", enfatizou Clécio.
Silvana Vedovelli completou, relacionando as obras realizadas na parte interna do prédio, substituições de portas e janelas, melhorias nos banheiros, manutenções hidráulicas e no sistema de distribuição de energia elétrica. "A UPA passou por ampla reforma para ofertar um bom atendimento à nossa comunidade", reforçou.
Com a construção iniciada em abril de 2014, a partir de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a UPA da Zona Sul foi inaugurada em maio de 2018 e tencionava desafogar as demandas do Hospital de Emergências Oswaldo Cruz (HE).
E este propósito permanece, conforme explicações do governador amapaense. "A UPA da Zona Sul vai voltar a cumprir o seu papel, que é fazer o atendimento de porta aberta, 24 horas de urgência e emergência para todo o Estado."