Prefeito Furlan e primeira dama, Raissa, viram chacota nas redes sociais por já terem divulgado pesquisa mentirosa

Por Redação 

 

Em setembro de 2022, ao aparecer em vídeo celebrando o suposto primeiro lugar de Rayssa Furlan na preferência do eleitorado amapaense para a vaga no Senado Federal, o prefeito de Macapá, Antônio Furlan (MDB), garantiu: "Rayssa tá na frente! Teremos a primeira mulher senadora do Estado do Amapá".
Após o fim das apurações pelo TRE-AP, Davi Alcolumbre, concorrente direto de Rayssa naquelas eleições, havia renovado o mandato por mais oito anos com 196.087 votos (47,88% do total).
A DOXA Instituto de Pesquisa à qual Furlan se referia ao anunciar a fantasiosa vitória de sua mulher, candidata ao Senado pelo MDB nas eleições de 2022, cometeu erros gritantes, bem como outra empresa do ramo, a Paraná Pesquisas, autora de pesquisa divulgada na quinta-feira, 23 de maio, mostrando que Furlan tem "74,3% das intenções de voto para as eleições municipais de 2024".
Rayssa também levava vantagem, bem como o então candidato ao governo do Amapá, João Alberto Capiberibe (PSB), tinha em 2018, na corrida elitoral pelo Palácio do Setentrião contra Waldez Góes (PDT), que disputava a reeleição. Ou, retrocedendo mais um pouco, o aspirante à prefeito de Macapá, Camilo Capiberibe, tinha ao encerrar o primeiro turno das eleições municipais de 2008, na concorrência direta contra o então deputado estadual Roberto Góes (PDT).
Resultado de pesquisa de intenção de voto é como dançar Zouk Love com a irmã ou tomar cerveja sem álcool: não dá liga. 
Na verdade, os institutos de pesquisas ainda lambem as feridas abertas pelas críticas contundentes sobre resultados tão discrepantes apresentados nas eleições de 2022. Em regiões como Norte e Nordeste, os erros foram tão grosseiros que acabaram ecoando no Congresso Nacional. Na época, o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), andou comentando nas redes sociais sobre as gritantes divergências verificadas nas pesquisas de intenção de voto.
O parlamentar chegou a afirmar que nada justificava resultados tão distintos divulgados pelos institutos e, disse também, que alguém estaria errando ou prestando um desserviço. Lira defendeu a criação de medidas legais para punir empresas que prejudicar qualquer candidatura ou manipular resultados. 
A pesquisa apontando Antônio Furlan com uma vantagem hipotética está registrada no TSE sob o nº AP-07537/2024, e foi realizada pelo Paraná Pesquisas de 17 a 22 de maio de 2024, com resultado obtido a partir de fictícias 800 entrevistas com pessoas de 16 anos em diante.