Eleições em Mazagão: Sandra Lacerda é carta fora do baralho, Prefeito Dudão e Zeneide Costa vão de Chico NÓ em 2024 como candidato à Prefeito

Eleições em Mazagão: Sandra Lacerda é carta fora do baralho, Prefeito Dudão e Zeneide Costa vão de Chico NÓ em 2024 como candidato à Prefeito

Por Redação

 

A corrida eleitoral pela Prefeitura de Mazagão, município a 32 quilômetros de Macapá, já está em andamento desde outubro de 2022, com o encerramento das eleições gerais. Mesmo que timidamente, nomes conhecidos, não somente na esfera local, mas em nível estadual, já começam a se movimentar em busca de consolidação na disputa vindoura.

Pelo menos dois nomes  já demonstram a intenção de disputar o executivo municipal em 2024 segundo suas militancias o secretário de Educação Manoel Souza, o Chico Nó, e a empresária Sandra dos Santos Lacerda, ex-candidata a deputada federal.   

A militância de Sandra não esconde de ninguém o interesse em suceder o prefeito João da Silva Costa, o Dudão Costa, no Palácio 23 de Janeiro, a partir de 2025. 

O plano é ter o apoio de Dudão e da irmã dele, deputada estadual Zeneide Costa (PODEMOS), eleita com 11 mil votos, aproximadamente. Se conseguir fechar com os Costa vai ficar em condições de desbancar Chico Nó, benquisto por boa parte da população.

Para sedimentar esse projeto político, foca no número de votos que obteve em Mazagão ano passado: 3,1 mil. Sandra e o marido, o também empresário Marcos Ribas, consideram esse resultado um feito de grande relevância política.

Para Sandra, não será nada fácil construir uma candidatura com o apoio do Prefeito Dudão e principalmente com apoio da Deputada Estadual Zeneide Costa. Sandra Lacerda foi uma liderança que operou pesado para derrotar o Senador Davi Alcolumbre (União Brasil) e o Atual Governador do Estado Clécio Luís ( Solidariedade) que são aliados de primeira hora do Prefeito Dudão e Zeneide Costa.

Davi e Clécio com toda certeza jamais aprovariam a candidatura de Sandra, mesmo se o Prefeito Dudão topassse bancar essa ideia, tendo em vista o empenho de Lacerda nas campanhas de Jaime Nunes ao governo e Raissa Furlan ao Senado.

Zeneide Costa minimiza. "A relação de Sandra com o nosso município é superficial", assinalou, dando a entender que o interesse dela em Mazagão passa, antes, pelas urnas eletrônicas e, não necessariamente, pelos interesses do povo.

Um ano e meio antes do pleito, Sandra redesenha as estratégias para reconquistar a simpatia do eleitor mazaganense. "Joga para a arquibancada", comentam assessores próximos a Dudão Costa.

Numa retrospectiva mais aprofundada, a empresária surge em Mazagão ao lado do então candidato ao governo do Amapá, empresário Jaime Nunes. Fez campanha ao lado de Nunes, e incentivada pelo marido, pediu votos para o candidato à reeleição a Presidência da República, Jair Bolsonaro.

Números fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral revelam que em Mazagão o líder bolsonarista obteve escassos 4,9 mil votos; enquanto Lula, candidato do Partido dos Trabalhadores ao mesmo cargo, passou dos 9,8 mil votos.

Para o governo do Amapá, as urnas confirmaram a preferência da população do município: o candidato do Solidariedade, Clécio Luís, passou com folga dos dez mil votos. Jaime Nunes foi um fiasco. Pouco mais de 4,8 mil.

Durante a campanha eleitoral, Sandra Lacerda e Jaime Nunes estiveram envolvidas num escândalo eleitoral de grande repercussão.

Por volta das seis horas da manhã de 23 de setembro de 2022, no município de Oiapoque, a 590 quilômetros de Macapá, policiais civis, militares e rodoviários federais apreenderam dinheiro e material de campanha do candidato ao governo, Jaime Nunes, e da candidata a deputada federal Sandra Lacerda (Podemos).

Os policiais tinham informações de que dentro do avião monomotor viajava um pessoa transportando volumosa quantia que seria supostamente usada para compra de votos. Imediatamente, se deslocaram até o aeroporto e abordaram o passageiro.

Na inspenção, encontraram maços de dinheiro em notas de R$ 100 (totalizando R$ 30 mil) e farto material de campanha de dois candidatos. Tudo acondicionado numa mochila.

As ações mais recentes da ex-candidata a deputada federal em Mazagão, afirmam fontes próximas ao Palácio 23 de Janeiro, pretendem ampliar os espaços de manobra colocando Dudão contra a parede, cobrando o apoio que deu na reeleição  para firmar-se como pré-candidata à Prefeitura.

Isto é o que Sandra e Ribas estão planejando conforme exposto por Zeneide em entrevista concedida com exclusividade ao site REGIÃO NORTE NOTÍCIAS.

A deputada estadual respondeu que não pretende apoiar nenhuma pré-candidatura de Sandra. "O meu candidato a prefeito e o candidato do Prefeito Dudão é o Chico Nó, por tudo que ele fez e vem fazendo pela educação em nosso Município",afirma Zeneide Costa, deixando, bem claro que a candidatura de Sandra Lacerda é carta fora do baralho.

Há seis anos no cargo de secretário de Educação, Manoel Souza confirmou, em recente entrevista a uma emissora de rádio, em Macapá, que é pré-candidato a prefeito indicado pelo atual gestor mazaganense, Dudão Costa. “Meu nome está posto. Se a candidatura vier a se concretizar, farei tudo para não decepcionar o prefeito Dudão Costa e a população de Mazagão”, disse.

Macapanese de nascimento, mas mazaganense de coração, Souza explicou que é chamado de "tiracolo" de Dudão porque de fato sempre está com o prefeito em virtude da administração municipal ser compartilhada, e o setor educacional um dos mais ativos, tendo construído ou reformado 50 escolas, só na atual gestão.