Especial : SECRETÁRIO DE ESTADO DA GUINÉ-BISSAU DEVERÁ VISITAR O AMAPÁ EM NOVEMBRO.
Por: Dantas Filho
Desembarca nos primeiros dias de novembro, em São Paulo, delegação oficial da GUINÉ-BISSAU, nação africana de língua portuguesa, que vem ao Brasil para participar de eventos e
ampliar o intercâmbio nas áreas de aplicação digital da informação em programas de utilidade pública, capacitação jornalística e de comunicação para profissionais da área que trabalham no serviço público daquele país.
O GRUPO AURA CIÊNCIA- INSTITUTO DOS SENTIDOS, IBC - INSTITUTO BRASILEIRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL e o projeto RADAR DA AMAZÔNIA, são os responsáveis pela visita dos guineenses ao Brasil e também ao Amapá em razão da similaridade entre aquele país e o estágio de desenvolvimento sustentável do estado.
Ao todo, a delegação será composta por 12 integrantes do governo central sob a coordenação do Secretário Nacional de Estado da Comunicação Social e porta-voz do governo FRANCISCO SECO MUNIRO CONTÉ.
Na capital paulista, os visitantes vão participar como convidados de honra da cerimônia de entrega do prêmio ATUALIDADE COSMÉTICA 2023, que há 31 anos ininterruptos, vem premiando os melhores da indústria cosmética, de asseio e perfumaria.
Dentre as marcas e produtos consagrados por júri especializado estão nomes como da AVON, BOTICÁRIO, NATURA, RACCO, HINODE e muitos outros.
Os africanos terão encontros na Assembleia Legislativa de São Paulo, Câmara Municipal da capital e ainda em redações de veículos de comunicação digital.
No estado do Amapá, o jornalista Dantas Filho, do projeto Radar da Amazônia, autor do convite para comitiva visitar o Brasil, está buscando com ajuda do Gabinete do deputado Jesus Pontes estabelecer uma programação variada de encontros que poderão resultar na troca de experiências na área da educação pública, comunicação social e fomento na venda de produtos do Amapá-produzidos na Amazônia, muito apreciados em toda a África.
Entre esses produtos, estão nossos doces e compotas regionais, açaí, café de açaí, farinha, óleo de dendê e pimentas, além de outros.
A ideia também é levar daqui conhecimento técnico para promover uma grande feira comercial no país, cujo modelo seria baseado na estrutura da Expo Feira, que nesse ano foi um grande sucesso de organização e público, promovida pelo governo do estado.
Os guineenses devem se encontrar com autoridades e empresários e visitarem as hidroelétricas amapaenses e projetos de energia solar.