Presidente Davi Alcolumbre inaugura espaço inédito para a bancada feminina do Senado

Presidente Davi Alcolumbre inaugura espaço inédito para a bancada feminina do Senado

Por Redação 

 

Brasília (DF) - Durante inauguração do gabinete da Liderança da Bancada Feminina, nesta quarta-feira (9), no Senado, o presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP), disse que o espaço físico representa não só o respeito às mulheres, mas o compromisso do Legislativo federal com as pautas femininas. “Não estamos falando apenas de paredes, mobiliário ou estrutura. Estamos celebrando a materialização do respeito às mulheres que dedicam suas vidas à construção de um Brasil mais justo, inclusivo e igualitário. Mulheres que engrandecem o Senado, com seu trabalho incansável”, disse o senador.

 

A Bancada Feminina foi criada em 2021, sob a gestão do ex-presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ao se candidatar à Presidência do Senado, Alcolumbre se comprometeu a criar um espaço físico específico, semelhante ao das lideranças partidárias, para a realização de reuniões e atividades necessárias ao funcionamento do grupo. “Este novo espaço físico é também um espaço simbólico. Representa a escuta, o acolhimento e a valorização das múltiplas vozes femininas que constroem, todos os dias, um Brasil mais democrático e mais justo. Marca a presença ativa e indispensável das mulheres no centro das decisões nacionais”, frisou o presidente do Senado.

 

A Bancada Feminina no Senado é liderada pela senadora Leila Barros (PDT-DF) e tem como vice-líderes as senadoras Teresa Leitão (PT-PE) e Soraya Thronicke (Podemos-MS). Sua liderança é rotativa e conta com estrutura e prerrogativas de líderes de partido ou bloco parlamentar, como participar do Colégio de Líderes, orientar votações e ter preferência no uso da palavra. “Que este espaço se torne símbolo de uma instituição cada vez mais plural, democrática e comprometida com a igualdade”, destacou Davi Alcolumbre.

 

Também fazem parte da bancada as senadoras Ana Paula Lobato (PDT-MA), Augusta Brito (PT-CE), Damares Alves (Republicanos-DF), Daniella Ribeiro (Sem partido- PB), Dra. Eudócia (PL-AL), Eliziane Gama (PSD-MA), Ivete da Silveira (MDB-SC), Jussara (PSD-PI), Mara Gabrilli (PSD-SP), Margareth Buzetti (PSD-MT), Professora Dorinha (União-TO), Zenaide Maia (PSD-RN) e Tereza Cristina (PP-MS).