Governo Clécio Luís investe R$ 4 milhões na Escola Família Agroextrativista do Carvão em Mazagão
Iniciativa beneficia 195 alunos, de 74 comunidades de municípios do Amapá e da fronteira com o Pará.
O Governo do Amapá celebrou um Termo de Fomento de R$ 4 milhões para o fortalecimento de ações educacionais, sociais e administrativas na Escola Família Agroextrativista do Carvão, na terça-feira, 23. A cerimônia ocorreu no Palácio do Rio Mutuacá, no município de Mazagão.
A iniciativa fomenta o atendimento prestado nas áreas sociais, educacionais, pedagógicas, e também proporciona apoio financeiro para atividades administrativas, manutenção estrutural, pessoal, nutricional e de transporte para 195 alunos, moradores de 74 comunidades de Mazagão, Laranjal e Vitória do Jari, áreas rurais de Macapá, Santana e dos munícipios paraenses Gurupá e Afuá, da fronteira com o Amapá.
Os recursos serão disponibilizados em duas etapas de execução, em um período de 24 meses. A escola atende alunos do fundamental 2, que compreende do 6º ao 9⁰ ano, e do ensino médio completo. Os estudantes das duas modalidades de ensino alternam a estadia na comunidade a cada 15 dias.
O governador do Amapá, Clécio Luís, destacou que o fomento é resultado das reuniões e escutas nas comunidades e que as ações de fortalecimento e desenvolvimento da educação são previstas no Plano de Governo da gestão.
"Estamos cumprindo o nosso plano de governo para fortalecer a educação em todo estado e oferecer oportunidades para estes alunos se desenvolverem com ensino especializado e saberes tradicionais. Esta escola, que atende não só o Amapá, mas localidades vizinhas do Norte do Pará, tem um papel social muito importante na vida das famílias que moram no campo. Estou muito honrado de estar investindo no futuro desses jovens", celebrou o governador.
Foto: Max Renê/GEANa solenidade, a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, adiantou que mais cinco escolas também receberão investimentos semelhantes na comunidade do Maracá, localizada entre Mazagão, o distrito do Pacuí, em Macapá, e a Perimetral Norte.
“É um prazer muito grande a gente está assinando esse termo. Fomentar e fortalecer a educação do campo tem sido uma das nossas metas, orientadas pelo governador Clécio Luís, e faz parte das nossas tratativas para a educação do campo e as escolas Família do Amapá”, enfatizou a secretária.
Foto: Lidiane Lima/SeedO fomento será de uso prioritário para compras de alimentação dos alunos e materiais didáticos essenciais para um bom desenvolvimento educacional, segundo o diretor da Escola Família, Danilo Fabriciano.
"Esse dinheiro vai ser bem empregado tanto para fomentar a educação como trabalhar com a comunidade e com certeza no desenvolvimento educacional das crianças. Chegou em boa hora e será muito bem-vindo na escola”, ressaltou o Fabriciano.
Foto: Lidiane Lima/SeedA presidente da Associação Nossa Amazônia, mantenedora da Escola Família, Dalva Miranda, ressaltou que o momento é parte da construção do projeto político pedagógico da escola e que simboliza um momento é muito importante para a educação no estado.
“É uma parte da história que o governador Clécio Luís nos auxiliou a construir. Esse momento fecunda sonhos reais de uma Amazônia linda, que precisa crescer e construir cidadania, acima de tudo, a partir da educação e da formação das pessoas”, finalizou Dalva.
Texto.
Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amapá
Fique por dentro das notícias do Governo do Amapá no ==> Instagram e Facebook.