Saúde é prioridade máxima: o Governador Clécio Luís luta para que amapaenses com câncer possam fazer seu tratamento aqui no Amapá

Por Redação
O tratamento do câncer no Amapá parecia um projeto bem distante até terça-feira, 8 de abril. Porém, com a assinatura do convênio entre o governo do estado e o Hospital do Amor, essa realidade já está virando fato.
Com a visita ao Amapá do presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, este objetivo começa a ser alcançado, em especial, após a assinatura de um convênio formalizando a parceria tão almejada.
Com a colaboração do Hospital do Amor, uma instituição privada sem fins lucrativos que oferece atendimento gratuito a pacientes com câncer, o Centro de Referência que vem sendo construído pelo governo Clécio Luís na zona norte de Macapá, entra em sua fase de conclusão, com 80% de sua capacidade estrutural instalada.
"Gente, isso aqui é uma honra, e é um passo muito importante para manter esse hospital funcionando e cumprindo o seu papel, sendo o mais importante o papel que ele cumpre, e a ampliação desse papel com prevenção", disse o governador.
Segundo o médico Henrique Prata, a estrutura do Centro de Radioterapia e do Hospital de Amor permite que o paciente tenha acesso à prevenção, diagnóstico, quimioterapia e radioterapia em um único espaço.
“Nesse caso, teremos 80% do tratamento; os outros 20% serão enviados para São Paulo, onde possuímos um serviço de robô que o estado não poderia pagar devido ao seu elevado custo”, assinalou.
Na opinião do governador Clécio Luís, este é um marco histórico na saúde do Amapá. "Estabelecemos uma parceria entre o governo do Amapá e o Hospital de Amor, inaugurando um período inovador no enfrentamento ao câncer no estado. A nossa colaboração pretende intensificar a prevenção, descentralizar os serviços e apostar mais intensamente no diagnóstico antecipado como uma política pública crucial para a preservação de vidas."