População aplaude criação da farmácia de alto custo em Santana

População  aplaude criação da farmácia de alto custo em Santana

 

Por: Dantas Filho 

 

Inaugurada no último dia 2 de fevereiro, a farmácia de componentes especializados para atendimento farmacêutico (CEAF), já aponta para um extraordinário salto de qualidade na saúde pública do município quanto aos cuidados de atendimento para a população. 

Isso está ficando demonstrado através do testemunho pessoal de pacientes e seus familiares, tendo em vista a satisfação verificada em 100% dos usuários ouvidos em relação à melhoria trazida com esse serviço inédito na segunda maior cidade do estado. Juntamente com esse benefício, chegou outro, que completa a ação estratégica de humanização na saúde: 

Trata-se da FARMOVEL, que leva até o paciente em casa, os mesmos remédios de uso contínuo que o acamado não consegue retirar na unidade física. 

O prefeito de Santana, Bala Rocha, que é médico, depois de ter recebido o setor arrasado no início da gestão e por fazer muitas propostas para a área da saúde na campanha, vem promovendo no mandato uma revolução jamais vista no setor. 

Destaca-se a implantação de novos serviços, força política na ampliação da rede de atendimento estadual em Santana e a implantação do CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS,(Hospital de clínicas municipal), com inauguração prevista ainda para esse primeiro semestre de 2024.  

Entre essas obras inovadoras, duas chamam mais a atenção do público, pela importância que representam:

A primeira foi a conquista, em parceria com o governador Clécio e o senador Lucas Barreto, do novo Hospital Estadual reformado, ampliado e com a contratação de mais profissionais preparados para todos os tipos de procedimentos de uma unidade desse porte.

 A outra é justamente o funcionamento dessa primeira farmácia municipal para a dispensação de medicamentos de uso contínuo para pacientes acometidos de enfermidades crônicas. 

Nessa realização foi fundamental o trabalho incansável de Ithiara Madureira, titular da pasta da saúde municipal e sua equipe.

Gestora de saúde profissional, Ithiara foi responsável por todas as etapas de implantação da farmácia, não medindo esforços para cumprir as determinações expressas do prefeito Bala Rocha a respeito. 

Dotada de espaço moderno e climatizado, a nova unidade dispõe de infraestrutura digital, farmacêuticos e atendentes treinados para dar o melhor atendimento à quem procurar o serviço.  

A farmácia municipal de alto custo vem suprir a carência de anos e anos, em que os enfermos de Santana tinham que se deslocar até a zona norte de Macapá, na capital, para retirarem remédios aos quais tinham direito, numa dolorosa peregrinação de até um dia todo de sacrifício. 

A verdade é que muitos desses pacientes, em razão da distância, falta de condições físicas ou dinheiro para o transporte, chegavam a atrasar e mesmo abandonar o tratamento que faziam. 

Em sua fala durante a inauguração semana passada, a secretária de saúde afirmou que "esse é só mais um passo na construção de uma saúde pública de melhor qualidade para todos os santanenses até o final do atual mandato do prefeito, com 100% das metas para o setor cumpridas ou encaminhadas"

Disse ainda que todas essas melhorias à disposição nos serviços públicos de Santana, "o cidadão só encontrava fora do município. Felizmente, com as ações estruturantes no mandato do prefeito atual, esse tempo de sacrifício está chegando ao fim."