Governo Clécio homenageia nordestino pioneiro durante a expofeira.

Governo Clécio homenageia nordestino  pioneiro durante a expofeira.

Por Richard 

 

 

A expofeira 2023, pode-se dizer que foi um evento completo, com espaço para música, folclore, artesanato, poesia, rodeio e toda sorte de diversidade presente na comunidade.
Dessas atividades todas, chamou  atenção a relevância dada a presença do povo nordestino na construção do Amapá.
Isso ficou registrado de forma marcante com a reinauguração da Arena de VAQUEJADA no parque da Fazendinha.


O ato que prestigia essa modalidade de entretenimento famosa no nordeste, marcou, de forma especial, homenagem ao empresário FRANCISCO DE ARAÚJO PEREIRA, já falecido, que veio do Rio Grande do Norte para Macapá, no ano de 1985, empreender no setor de comércio, com muito sucesso e reconhecimento público. Durante anos, FRANCISCO, foi referência para os novos brasileiros do nordeste que para cá vieram, pontuando suas ações profissionais e pessoais, como respeitada liderança da aguerrida gente nordestina no Amapá.
Foi dele, nessa época, a iniciativa de criar o primeiro parque de VAQUEJADA, o que conseguiu utilizando recursos próprios e o apoio de amigos adeptos da modalidade.
 O espaço exclusivo de provas funcionou bem por muitos anos. Depois parou. 
Na retomada da expofeira, agora em 2023, o governo do estado, reformulou, ampliou e melhorou a estrutura da arena original e deu ao recinto o nome de FRANCISCO DE ARAÚJO PEREIRA, num novo e amplo espaço, que recebeu inúmeras provas equestres muito apreciadas, com enorme sucesso de público.


Por ocasião da homenagem, durante a inauguração do parque, a família de FRANCISCO, foi representada por seu irmão Josué Araújo, que emocionado agradeceu ao governador Clécio Luiz, secretários, deputados e demais organizadores, pela comovente lembrança, que irá eternizar ainda mais a memória de um potiguar que chegou aqui muito jovem, trazendo todas suas economias,  de imediato  transformadas em duas concorridas lojas de conveniência. Tempos depois já eram 12 estabelecimentos de uma rede de mercantis e padarias por toda  Macapá, cidade onde o empresário conseguiu tudo em sua vida: família, filhos, progresso e muitos amigos verdadeiros e eternos. Inclusive com essa demonstração de carinho póstumo, deles e das autoridades atuais, representadas na figura do governador Clécio Luiz.