Maternidade municipal será construída com emenda parlamentar da ex Deputada Federal e atual secretária de Assistência Social do Estado Aline Gurgel

Maternidade municipal será construída com emenda parlamentar da ex Deputada Federal e atual secretária de Assistência Social do Estado Aline Gurgel

 

Por Redação 

 

O lançamento do edital para construção da maternidade de Macapá, realizado na manhã de sexta-feira, 03 de novembro, foi sobremodo comemorado pela secretária de Assistência Social do Amapá, ex-deputada federal Aline Gurgel (Republicanos), e demais integrantes de sua equipe. O motivo da celebração: é dela uma das três emendas, obtida por meio de articulações no Congresso Nacional, para viabilização do projeto oficialmente anunciado no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2022.

Conforme esclarecimentos de sua assessoria, o projeto arquitetônico verticalizado prevê o total de doze mil metros quadrados de área construída, divididos em três andares. O complexo hospitalar será construído às margens da BR 210, no bairro Boné Azul, na Zona Norte da capital amapaense.

De acordo com integrantes do projeto, o espaço será uma maternidade convencional de risco habitual, voltada para mulheres que não enfrentam complicações durante a gravidez e também contará com a Casa da Gestante, um local que oferece apoio às mulheres do interior que necessitam de suporte durante um eventual tratamento do recém-nascido.

Para a dona de casa Marinalva Alvarez, 28 anos, residente no bairro Novo Horizonte, o empenho da ex-deputada federal e secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, garantirá às mulheres da zona norte, bem como de todo o Estado, mais dignidade na hora do parto. "Quando a maternidade entrar em funcionamento, milhares de moradores dos bairros desta parte da cidade serão beneficiadas", comenta.

Para Aline Gurgel, a humanização é o principal pilar do projeto. A secretária enfatiza: “Eu sempre priorizei a humanização no atendimento à saúde em nosso Estado. Independentemente da via de parto recomendada – seja normal, cesárea ou na água – todas as mães terão o suporte necessário para um momento tão especial", garante ela.

Também explica que a presença do acompanhante estará garantida, proporcionando conforto e segurança às mães durante todo o processo. "Desde o nascimento, mãe e bebê permanecerão juntos, promovendo o contato pele-a-pele e a amamentação imediata para fortalecer os laços afetivos", assinala ela.