Marcivânia Flexa lança pré-candidatura à reeleição e declara seu apoio à Clécio Luís Governo e Davi Alcolumbre Senado
Por Richard Duarte
Deputada Marcivânia Flexa lança pré-candidatura à reeleição em noite de celebração à democracia
Foi em clima de festa que o PC do B oficializou, em convenção na sexta-feira, 5 de agosto, a pré-candidatura à reeleição para a Câmara dos Deputados da deputada Marcivânia Flexa. A parlamentar é uma das principais aliadas do ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís, candidato ao governo pelo Solidariedade, e parceira linha de frente do prefeito de Santana, Bala Rocha (PP), com participação decisiva em obras de relevância para a promoção do bem-estar da população santanense, a exemplo da construção do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS AD), no bairro Vila Amazonas.
Marcivânia é professora, atualmente está em campanha para conquistar o terceiro mandato na Câmara dos Deputados (o primeiro, 2011 a 2015; o segundo, 2015 a 2019; e, o terceiro, 2019 a 2023). Já se candidatou a prefeita de Santana em três ocasiões, sendo a última em 2020. Nas três tentativas, sempre foi bem avaliada pelos eleitores. Em 2012 e 2016, foi a 2ª colocada. Já em 2020, obteve 13936 votos, o que correspondeu a 22,73% dos votos válidos.
As lideranças dos partidos que compõem a federação de apoio a Clécio Luís estiveram presentes e ocuparam espaço ao lado de Marcivânia no palanque, assim como o senador Davi Alcolumbre (União Brasil), candidato à reeleição, Clécio Luís. Alcolumbre, nome destacado do União Brasil no Estado e ao nível nacional, ressaltou o “orgulho de ter Marcivânia, uma grande líder política, como aliada na construção do futuro governo Clécio que, certamente, deve virar a história do Amapá”.
Referindo-se ao desempenho da parlamentar no Congresso Nacional, Davi Alcolumbre enalteceu o empenho dela na obtenção de recursos federais para implementação de obras sociais, e investimento na educação de Santana. "Esta mulher santanense tem o meu reconhecimento pelo grandioso trabalho que realiza na Câmara dos Deputados. É uma honra para mim, tê-la ao meu lado nesta caminhada. E quero reforçar aqui que povo desta cidade tem uma joia na câmara dos Deputados."
O candidato ao governo do Amapá, Clécio Luís, lembrou um episódio marcante na carreira de Marcivânia. "Quando ela perdeu a eleição para o Bala [eleições municipais de 2020], imediatamente tratou de desmontar o palanque e foi incapaz de dizer um não, de ignorar uma reunião, um recurso, um apoio, ou qualquer coisa para o prefeito [Bala Rocha]. A Marcivânia sabe que, como liderança política de Santana e do Amapá, tem que trabalhar para todos e todas; para quem votou e para quem não votou, para quem ela apoiou e para quem ela disputou. Então, a Marcivânia é o exemplo da política que esperamos para o nosso futuro."
Trajetória
Marcivânia da Rocha Flexa, 49 anos, é casada com Odair Freitas, mãe de cinco filhas, professora e servidora pública do Governo do Amapá. É formada em Letras pela Unifap e possui especialização em leitura e produção de textos.
A parlamentar entrou para a política em 2008 como candidata a vereadora se tornando a primeira suplente de vereadora, em 2009 ocupou o cargo de secretária de Ação Social da Prefeitura de Santana.
Em 2010 se elegeu a candidata deputada federal mais votada de Santana, permanecendo no mandato por apenas seis meses, devido à vaga ser ocupada pela titular Janete Capiberibe.
Em 2014, novamente se elegeu a deputada federal mais votada em Santana e se reelegendo em 2018 pelo PCdoB como a mais votada pela terceira vez no município.
Na Câmara Federal é Presidente da Comissão de Trabalho, Administração de Serviço Público (Setasp) e tem se destacado pela defesa de projetos ligado à Educação como a aprovação do Fundeb.