Prefeito Furlan abandona Jaime Nunes e vai de Gilvam Borges para Governo do Amapá
Por Richard Duarte
Prefeito de Macapá aparece entusiasmado aplaudindo Gilvam Borges em encontro político
A reviravolta no cenário de pré-campanha para o governo do Amapá foi o principal assunto das conversas no meio da noite de quinta-feira, 4 de agosto, com a presença do prefeito de Macapá, Antônio Furlan (Cidadania), ao lado de conhecidas lideranças do MDB do ex-senador Gilvam Borges. Ladeado por aliados do cacique emedebista, o prefeito parecia bem à vontade, totalmente integrado ao ambiente.
O comportamento descontraído do prefeito alimentou diferentes hipóteses. A mais usual referia-se a uma possível mudança de lado. Furlan teria desistido do barco "jaimista" para se juntar à trupe do famoso barbudo tucuju. Nesse caso, confirmando-se a manobra perpetrada pelo alcaide macapaense, seria uma das traições políticas mais abjetas dos últimos anos eleitorais. E segundo fonte nível três, com circulação liberada pelos corredores do Palácio Laurindo Banha, Furlan teria, sim, cogitado a possibilidade de trocar Jaime Nunes por Gilvam Borges.
O empresário bolsonarista, vice-governador e candidato ao governo pelo PSD foi um dos mais animados apoiadores da candidatura de Furlan à Prefeitura de Macapá, nas eleições de 2020. Há quem afirme, extraoficialmente, que Nunes teria investido alto para garantir ao ex-deputado estadual a sucessão de Clécio Luís, também candidato ao governo pelo Solidariedade nesta eleições gerais. Jaime Nunes teria doado para a campanha de Furlan quase R$ 1,5 milhão, conforme informações obtidas com colaboradores da campanha municipal.
No vídeo gravado com Borges em pé, atrás de um púlpito, o prefeito aparece sentado à esquerda, quase debruçado sobre o tampo da mesa, aplaudindo uma resolução do ex-senador. Em seguida, ergue um pouco a cabeça, sorri, e continua aplaudindo com mais entusiasmo. É o anúncio da candidatura ao governo de Gilvam Borges.
Os teóricos da conspiração imediatamente concluíram, em um exercício de pura dedução, que Antônio Furlan está apostando todas as fichas na candidatura ao Senado de sua mulher, Raissa. "O prefeitão demonstra que acredita mesmo na eleição da mulher dele para o Senado. Talvez seja o único", comenta o advogado Jorge Lucas Mendes.