Governo do Amapá dialoga com profissionais da enfermagem durante ato nacional pelo piso salarial da categoria

Governo do Amapá dialoga com profissionais da enfermagem durante ato nacional pelo piso salarial da categoria

Reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, no Palácio do Setentrião

Profissionais da enfermagem foram recebidos pelo governo do Amapá, nesta terça-feira, 14, durante o ato nacional pelo pagamento do piso salarial da categoria. O secretário de Gabinete do Governador, Richard Madureira, citou que o Estado já avalia as condições e impactos financeiros para assegurar o custeio.

O diálogo permanente com os sindicatos e profissionais da saúde consta no plano do Novo Governo como essencial para a valorização profissional.

"O diálogo permanente é para construirmos juntos uma nova realidade para a saúde. E não é só pensando em melhorias para a estrutura, mas para cuidar do trabalhador. O piso dos enfermeiros consta no planejamento e é prioridade. Estamos iniciando um novo governo, entendendo as condições financeiras do Estado, fazendo as contas, e já discutindo o planejamento para assegurar esse pagamento", destacou Richard.

Na reunião, que também contou com a presença do secretário de Mobilização e Participação Popular, Dejalma Espírito Santo, e do deputado estadual, Pastor Oliveira, os profissionais de enfermagem apontaram soluções para a efetivação do pagamento do piso.

Para prosseguir o diálogo com a categoria, uma reunião foi agendada para sexta-feira, 17, com a presença do gabinete do Governador, de equipes das secretarias de Estado da Saúde (Sesa), do Planejamento (Seplan), da Fazenda (Sefaz), da Administração (Sead), Procuradoria-Geral do Estado. O convite também será estendido à Assembleia Legislativa do Amapá.

"Percebemos o compromisso do novo governo em efetivar o piso, e para isso precisa de vontade política. Há gargalos referentes a pontos que podem ser cortados, medidas que podem ser adotadas e viabilizarem o piso. Nós já temos as planilhas e cremos que esse diálogo vai fazer isso avançar", comentou o presidente do Sindicato de Enfermagem e Trabalhadores da Saúde do Amapá (Sindesaúde), Klinger Campos.

A Lei Federal nº 14.434, de 4 de agosto de 2022, prevê que o piso salarial nacional dos enfermeiros é de R$ 4.750. A norma também determinou que seja calculada com base nesse montante a remuneração de técnicos de enfermagem (70% do piso dos enfermeiros), auxiliares de enfermagem e parteiras (50% do piso dos enfermeiros). O ato se manifestou contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu essa legislação.

 

Texto.

 

Assessoria de Comunicação do Governador Clécio Luís