Mulheres do Fórum Popular de Cultura do AP pedem posição do Prefeito Furlan sobre o caso de Assédio Sexual cometido por Olavo Almeida

Mulheres do Fórum Popular de Cultura do AP pedem  posição do Prefeito Furlan sobre o caso de Assédio Sexual cometido por  Olavo Almeida

NOTA PÚBLICA SOBRE AS DENÚNCIAS DE *ASSÉDIO SEXUAL NA FUMCULT/PMM* BO n. 67539/2023

Nós, mulheres do Fórum Popular de Cultura do Amapá, vimos a público nos posicionar sobre as recentes denúncias envolvendo o gestor da pasta da FUMCULT. Sabemos que as denúncias versam sobre os crimes de assédio sexual e importunação sexual e que as vítimas são mulheres que trabalham na FUMCULT e, que , por isso, estão fragilizadas diante da postura de um chefe imediato, com claro poder hierárquico.
Nossa posição em relação às denúncias diz respeito, primeiramente, em resguardar a integridade física e emocional de toda e qualquer mulher que esteja vivendo essa situação, bem como acessar, ao máximo, o verbo acolher. 
Em segundo plano, nossa posição é pelo amplo direito de defesa do acusado, nas esferas judiciais. Porém, e então temos nossa posição diante dessa situação, sabemos que a palavra da vítima é fundamental e, se estabelecida de forma categórica e segura, possui alto valor no processo penal. E há que se ressaltar que não se trata de um caso isolado, mas de um conjunto de mulheres que podem ter sido vítimas dos crimes.
Assim, considerando que as denúncias envolvem o local de trabalho de várias mulheres, bem como de trabalhadoras da cultura, não podemos nos manter caladas e omissas. Tampouco aceitar, que nossa roupa, nossos sonhos e nossa beleza, sejam a justificativa de atos e gestos condenáveis por homens que conseguem entregar sempre o pior.
Dessa forma, não resta outra alternativa, a não ser EXIGIR o imediato afastamento do gestor para que ele se defenda nas esferas cabíveis, mas assegurando a posição de que não pactuamos com a postura machista e patriarcal de uma sociedade que aprisiona mulheres e defende agressores. Nossa posição inegociável é de lutar para que a fala das mulheres tenha poder e visibilidade, desencorajando toda e qualquer forma de opressão, bem como pela punição de quem deve ser punido. 
Isso posto, não podemos aceitar nem mais um dia sem uma clara posição do Prefeito da cidade de Macapá sobre o papel que a mulher ocupa em sua gestão.

 

Assinam esta nota:


Carla Nobre
Brenda Zeni
Mapige Gemaque
Patrícia Andrade
Andreia Lopes
Solange Simit
Susanne Farias (Duas Telas Produtora Cultural)
Lorrane Costa

*Assinam solidariamente:*
 Josimar Barros (Duas Telas Produtora Cultural)
Kelci Silva - Instituto Cultural língua solta
Grupo teatral Artes Piracui 
 GRUPO TEATRAL HEMISFERIO.
WENNER GEORGE PRODUTOR CULTURAL
Edinásio Pinheiro - Assitende de Produção
Marcos Fernandes
Klicia Chagas 
Marcel Valkant 
Rafael Costta
Matarazzo - Marabaixo Cria
Trupe do Pato
Cia Trecos In Mundos
João Amorim
Mayara Braga
Eliakim Pinheiro
Cia ViajArte
Arnon Tavares -  Lobotomy