Governador Clécio Luís e Vinicius Gurgel, levam asfaltamento para o Quilombo São José do Matapi do Porto do Céu, Comunidade totalmente abandonada pelo Prefeito Furlan
Por Richard Duarte
O descaso do prefeito de Macapá, Antônio Furlan, com o Quilombo São José do Matapi do Porto do Céu, sensibilizou sobremodo o governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade). Para minimizar o desleixo de Furlan, Clécio anunciou a realização de obras de pavimentação no Porto do Céu, localizado no bairro Coração, Região Metropolitana de Macapá, estimadas em R$ 686.282,53, recurso do projeto Calha Norte, garantido por meio de emenda do deputado federal Vinícius Gurgel (PL), mais contrapartida do Estado.
Clécio Luís decidiu intervir, explicam fontes próximas ao governador, para amenizar o sofrimento dos trabalhadores rurais, produtores de cacau, mandioca, açaí, além de outros insumos próprios da agricultura familiar. "Nos últimos meses, eles vêm enfrentando dificuldades para escoar a produção devido as más condições de trafegabilidade nos mais de sete quilômetros de extensão do ramal Porto do Céu", argumentaram.
As 18 comunidades que formam o quilombo, têm a agricultura como principal fonte de renda. E esta era a maior preocupação de Clécio Luís ao assinar a ordem de serviço, na manhã da segunda-feira, 27 de março, comunicando o início imediato da primeira etapa das obras de pavimentação, drenagem e terraplanagem do ramal.
Conforme antecipou, o trabalho terá duração de quatro meses.
Na ocasião, o governador do Amapá também revelou que outro projeto está em andamento, e será efetivado com emenda do senador Davi Alcolumbre (União Brasil), também direcionado para mais obras no ramal do Porto do Céu.
Para o governador, a obra a ser iniciada é resultado do trabalho de muitas pessoas, e vai beneficiar tantas outras. "É um ramal que vai sair da lama pura para um asfalto bem feito. Com isso, queremos ver aumentar as produções, ver as pessoas mais felizes, que tenham acesso fácil a escolas, ao transporte coletivo e a outros serviços essenciais para o desenvolvimento da região", disse ele.
A reportagem do site REGIÃO NORTE NOTÍCIAS tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Comunicação da PMM, mas não conseguiu entrevistar o prefeito de Macapá, Antônio Furlan.