PORQUE QUEREMOS A CRIAÇÃO DO ESTADO DO TAPAJÓS?
Por Emerson Silveira
Existem várias razões pelas quais defendemos a criação do Estado do Tapajós.
1) Diminuição da desigualdade regional: A região oeste do Pará, que será o território do Estado do Tapajós, é uma área rural e possui uma das menores rendas per capita do país. A criação do nosso estado poderá trazer mais investimentos e desenvolvimento para a região, diminuindo a desigualdade em relação ao restante do estado do Pará.
2) Melhoria na gestão pública: Com a criação do nosso estado, será possível descentralizar as decisões políticas e administrativas, permitindo uma gestão mais eficiente e focada nos interesses da população local. Nós habitantes do Tapajós acreditamos que uma administração mais direcionada às nossas necessidades poderá trazer melhorias na saúde, educação, segurança e infraestrutura da região.
3) Conservação ambiental: A região do Tapajós é conhecida por sua rica biodiversidade e por abrigar áreas preservadas da Floresta Amazônica. A criação do estado poderá permitir um maior controle e preservação do nosso patrimônio natural, através da implementação de políticas públicas voltadas para a conservação ambiental.
4) Valorização da cultura e identidade local: Nós habitantes do Tapajós temos uma cultura e identidade própria, que se diferenciam da cultura predominante no restante do estado do Pará. A criação do nosso estado seria uma forma de valorizar e preservar essa cultura, além de possibilitar uma maior representatividade política para a nossa população.
No entanto, é importante ressaltar que a criação do nosso estado não é consenso e gera debates e opiniões divergentes. Alguns argumentam que a divisão territorial poderia gerar desequilíbrios financeiros e políticos, além de fragmentar o país em pequenas unidades políticas, dificultando a governabilidade, nós não acreditamos nessa tese, queremos é um debate franco e amplo para criarmos nosso sonhado Estado do Tapajós.
Emerson Silveira
Gestor Público