Em entrevista exclusiva, Anne Monte discorre sobre os cem dias de gestão à frente da Secretaria de Turismo do Amapá
Por Redação
"O faturamento do turismo brasileiro em 2022 foi de R$ 208 bilhões, 28% maior do que o registrado em 2021. No mês de dezembro, início das férias escolares e período de alta temporada, o crescimento foi de 14,4%. Os dados foram construídos com base em estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)."
Este é o primeiro parágrafo de uma reportagem publicada no portal de notícias do Ministério do Turismo, no dia 17 de fevereiro de 2023. Neste mesmo período, a criação de empregos ligados ao setor registrou 100 mil novos postos, crescentes durante o carnaval, feriados prolongados, datas religiosas e comemorações cívicas.
Este lucro progressivo levou o governador do Amapá, Clécio Luís (Solidariedade), a decidir ampliar o leque de apoio à secretária de Turismo, Anne Caroline do Monte Menezes Loo Li, concedendo-lhe mais autonomia para adotar as medidas necessárias que impulsionem o turismo no Estado até 2026.
Anne tem bagagem nas duas iniciativas. Fora da pública, é empresária de sucesso. Com base nessa experiência, vem conduzindo a Setur/AP desde o dia 2 de janeiro, quando se tornou, oficialmente, a titular da pasta. Desde então, defende uma maciça divulgação das diversidades turísticas, em especial, o ecoturismo, como grande gerador de emprego o renda. E, no entendimento dela, só tem um caminho, o uso do marketing para disseminar essas potencialidades.
"Precisamos do marketing para vender nossas atrações turísticas em outras regiões do País", apregoa ela. E exemplifica com a simbologia de um smartphone exposto para venda na vitrine de uma de suas lojas. "Difícil vender sem anunciar as qualidades do produto."
A ideia é divulgar o patrimônio turístico do Amapá em eventos da área, levando para fora do Estado exposições com documentários, fotografias e farto material impresso apresentando as riquezas turísticas dos 16 municípios amapaenses.
Organizando a casa.
Antes de alcançar esse objetivo, a secretária Anne Monte tem cuidado de seu espaço. Ainda no segundo dia de gestão, iniciou as reformas anunciadas pela própria casa. Ou seja, pela sede da Secretaria de Turismo. Tratou de implementar as diretrizes do governo Clécio Luís com o novo modelo de desempenho e produção. Após essa iniciativa, conduziu a primeira reestruturação interna, redefinindo o espaço físico, melhorando o ambiente de trabalho para servidores e servidoras, e reavaliando o quadro funcional.
Com as mudanças em andamento, a titular do Turismo percebeu a necessidade de promover ampla reforma administrativa-estrutural. Começando pelos 34 servidores da Setur (19 deles efetivos do serviço público, e 15 comissionados), visto por ela como um número ainda pequeno para dar seguimento aos atuais projetos com amplitude estadual. "Algumas ações foram implantadas após parcerias importantes, a exemplo do Sebrae [Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas] e da Fecomércio [Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amapá]; outras, devido ao empenho de nossos colaboradores."
Citou o receptivo do carnaval, no Aeroporto de Macapá, realizado em fevereiro. "O último, foi em 2015", comentou. Para 2024, antecipou, o mesmo projeto poderá ser estendido para rodoviária e porto de Santana, município da Região Metropolitana de Macapá.
Trade Turístico
Mobilizar empresários do turismo, hotelaria, artesãos, representantes da cultura, gastronomia para inserir o Amapá como destino turístico ao nível internacional é o eixo central da gestão de Anne Monte à frente da Secretaria de Turismo. Para tanto, não está medindo esforços visando o cumprimento dessa meta. Recentemente, esteve na 1ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários de Turismo, realizado em Brasília. "Foi a retomada presencial após a pandemia. Um evento fantástico, onde os participantes puderam apresentar as suas necessidades. Essas demandas foram levadas à Embratur [Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo] e ao Ministério do Turismo", relata.
Entre suas recentes realizações, destaca a celebração do Equinócio das Águas, ocorrida em 20 de março, ao redor do Monumento do Marco Zero, fenômeno astronômico que marca as mudanças de estações e onde os raios solares atravessam o obelisco, também chamado de relógio do sol. Foram 12 horas de entretenimento gratuito ofertado para a população, com apresentações de artistas locais, oficina de astronomia, teatro de fantoche, demonstrações de rapel, espaço para empreendedores individuais, com vendas de comidas típicas e demais produtos.
A secretária igualmente citou obras de infraestrutura turística, ordenamento, ampliação da malha aérea e capacitação de profissionais como principais investimentos no setor do turismo para os próximos três anos e oito meses.
"O Amapá possui vocação turística pelo estado inteiro, por isso precisamos investir tanto na área de infraestrutura quanto na área de capacitação", propõe.