Pesquisa Ipec aponta vitórias esmagadoras de Clécio Luís e Davi Alcolumbre no primeiro turno

Pesquisa Ipec aponta vitórias esmagadoras de Clécio Luís e Davi Alcolumbre no primeiro turno

Por Richard Duarte 

 

 

Levantamento do Ipec para o governo do Amapá divulgado na quinta-feira (29) na TV Amapá (Rede AMazônica) mostra Clécio Luís (Solidariedade) em primeiro lugar, com 57% das intenções de voto. Na sequência aparecem o vice-governador Jaime Nunes (PSD) com 38%. Gilvam Borges, Gesiel Oliveira, Jairo Palheta e Gianfranco Gusmão têm 1% cada.
A pesquisa mostra o cenário estadual com a liderança consolidada do ex-prefeito de Macapá, candidato da coligação "Amapá para todos" (Solidariedade, União Brasil, PP, PL, Federação PSDB, Cidadania, PDT e Republicanos). Clécio segue com chances reais de vitória sem precisar de segundo turno sobre seu principal oponente, o empresário bolsonarista Jaime Nunes.
De acordo com informações do Ipec, 800 pessoas foram consultadas entre os dias 27 e 29 de setembro em 13 municípios amapaenses. Para chegar a estes resultados, a empresa utilizou as mesmas técnicas que a Justiça Eleitoral utiliza para contabilizar o resultado oficial das eleições. Ou seja, para calcular os votos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

Reeleição garantida
O senador Davi Alcolumbre, candidato à reeleição pelo União Brasil, também celebrou o resultado da pesquisa Ipec divulgada pela TV Amapá na quinta, 29. Conforme a pesquisa do Ipec, provavelmente ele será reeleito em 2 de outubro, dia da votação, com 50% dos votos válidos.
Para observadores das eleições gerais no Amapá, dificilmente será alcançado pela segunda colocada, a primeira-dama de Macapá, Rayssa Furlan. Ela aparece em segundo lugar, com 35%. Exatos 15 pontos atrás de Alcolumbre.   
A pesquisa foi está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número AP 05843/2022.