Governador Clécio Luís garante reajuste salarial para todos os profissionais da educação

Governador Clécio Luís garante reajuste salarial para todos os profissionais da educação

Por Redação 

 

Cumprindo uma proposta do Plano de Governo, que estabelece o compromisso de ampliar os investimentos na área educacional e de valorização dos servidores públicos, o governador do Amapá, Clécio Luís, anunciou, na quarta-feira, 2 de abril, mais um reajuste salarial para os professores. "A proposta reforça o compromisso do governo com a valorização dos profissionais da educação e ajustes fiscais para viabilizar as mudanças", assinalou Clécio Luís. 

A medida inclui docentes, técnicos, pedagogos, assistentes educacionais, cuidadores, intérpretes e tradutores, assegurando reconhecimento para todos os membros da categoria. Com esta atualização, o governo do Estado alcança 30% de aumento concedido à categoria em menos de três anos.

Conforme os principais pontos da proposta apresentada pelo governo Clécio Luís, referente às demandas da campanha salarial de 2025, capitaneada pelo Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (SINSEPEAP), os profissionais da educação terão um aumento de 12%, sendo 6,27% em abril e 5,73% em outubro. A soma dos reajustes levará a um aumento real de 12,3% em comparação ao vencimento de março.

Quanto ao Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI), será permitida a adesão de servidores civis que atendam a critérios específicos, incluindo aqueles do SOME/SOMEI. Algumas restrições foram estabelecidas, como servidores com processos administrativos ou condenações. 

O governo do Amapá também assumiu o compromisso de reestruturar o que estabelece a Lei n.º 0949/2005, reafirmando a proposta de revisar Plano de Cargos e Salários em diálogo com a categoria.

Também ficaram acertadas parcerias com ESAP e UEAP para formação continuada dos servidores da educação, como suporte basilar da capacitação e formação continuada.

Sobre progressões e licença-prêmio, o governo está efetuando pagamentos de progressões funcionais e mais de 400 professores poderão usufruir de suas licenças-prêmio no primeiro semestre de 2025. 

“Isso é respeito, responsabilidade e valorização dos profissionais da educação”, resumiu o governante.