Governador Clécio Luís comemora abertura de 617 novas empresas no Amapá somente no primeiro trimestre do ano

Governador Clécio Luís comemora abertura de 617 novas empresas no Amapá somente no primeiro trimestre do ano

Por Redação 

 

 

O Amapá registrou o saldo de 617 novas empresas entre janeiro e abril deste ano, incluindo associações, cooperativas e empresas do setor de serviços. Esta informação foi divulgada na sexta-feira, 12, pelo governador Clécio Luís, em seu perfil no Facebook. Com isso, o Amapá chega a 30.740 empresas ativas (matrizes e filiais).

"Essa expansão empresarial é uma excelente notícia, pois indica um impulso positivo para a economia local. Além disso, demonstra que o Amapá é um ambiente favorável para o empreendedorismo. Que coisa boa, né"? exultou Clécio.

Os números repassados pelo governador do Amapá corroboraram os dados coletados pela reportagem do site REGIÃO NORTE NOTÍCIAS na Junta Comercial do Amapá (Jucap), vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

De acordo com o presidente da autarquia, Alberto Alcolumbre, dos 617 novos empreendimentos, 507 são microempresas (ME); 423 se enquadram no tipo jurídico, ou seja, formadas por associações ou cooperativas; 311 atuam no setor de serviços.

Alcolumbre informa que os números estão associados aos trâmites eletrônicos, facilitando a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que funciona como “carteira de identidade” para instituições empresariais. Os documentos necessários variam para cada tipo de firma a ser aberta.

Em nível nacional, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços registrou 357.937 novas empresas abertas em janeiro de 2023, representando alta de 3,9% sobre igual período de 2022, quando 344.368 empresas foram criadas no país.

O resultado representa, ainda, alta de 68,4% sobre dezembro do ano passado, quando 212.552 novas empresas foram registradas. Além disso, o tempo médio para abertura de empresas registrado no mês, de 22 horas, representa o menor prazo já calculado no país.

Para o gerente administrativo Wanderley Lisboa, residente em Laranjal do Jari, a 287 quilômetros de Macapá, quando é visto que a administração do estado é favorável ao desenvolvimento "muitos passam a acreditar no estado. Parabéns, Clécio Luís, por mostrar que o Amapá está em crescimento."

Entendimento igual tem o músico amapaense Venilton Leal. "A sabedoria institucional do governador Clécio Luis e de seu vice, o economista Antônio Teles Jr, tirando o estado do Amapá do ostracismo econômico à luz dessa complexidade que é nossa economia. O Amapá prospera com abertura de novas empresas que fomentam esta roda econômica e social", assinala.

O mazaganense Uemiço Castro, o Bidú, celebrou: "O Amapá no rumo certo, que notícia maravilhosa para nossa economia, Parabéns, governador Clécio"!