Estudo gráfico mostra evolução e decadência dos ônibus em Macapá e aponta a gestão de Clécio como melhor fase do transporte coletivo e Furlan como a pior da história

Estudo gráfico mostra evolução e decadência dos ônibus em Macapá e aponta a gestão de Clécio como melhor fase do transporte coletivo e Furlan como a pior da história

Por Redação 

 

De acordo com levantamento publicado pelas páginas AP URBE e SDB NEWS, tendo como base o Diário do Transporte, G1, e sites Seles Nafes, Diário do Amapá e Mobilize, a frota de ônibus de Macapá atingiu o menor número na série histórica dos últimos 13 anos. A atual frota de transporte coletivo da capital amapaense conta hoje com apenas 33 veículos, segundo dados da CTMac de segunda-feira, 15.

 

Segundo o levantamento a frota de ônibus de Macapá atingiu seu ápice no ano de 2018, durante o governo Clécio, com 210 veículos. De la pra cá, a frota vem caindo ano após ano. 

 

Diversos fatores podem explicar essa queda tão acentuada na nossa frota de ônibus. Um deles é o uso de transporte alternativos pela população. O mototaxi e o transporte por aplicativo sem dúvida tiram passageiros dos coletivos. Estima-se que pelo menos 3 mil motorista trabalhem hoje através de aplicativos como Uber e 99Taxi em Macapá.

 

A Prefeitura de Macapá explica que vem trabalhando para melhorar os serviços de transporte público. Foram lançados dois editais para a concessão e renovação da frota, mas todos foram impugnados por sérias irregularidades.

 

Enquanto isso, a população padece com um serviço ruim e escasso. A população de bairros mais distantes, como Macapaba e Brasil Novo na Zona Norte, constantemente realizam manifestações cobrando ônibus novos e um intervalo menor de um ônibus para o outro. “Aqui no bairro chega a demorar até 2 horas para passar um ônibus” conta Marina Cardoso, moradora do Brasil Novo.

 

_Com informações do Site SDB News_