Governador Clécio Luís acompanha revitalização final no Sambódromo

Governador Clécio Luís acompanha revitalização final no Sambódromo

Sambódromo passa por obras para deixar tudo pronto para o carnaval

Nesta sexta-feira, 10, o governador, Clécio Luís, acompanhou os últimos reparos na obra de revitalização do Sambódromo, em Macapá. O espaço passa por recuperação estrutural, iluminação e elétrica. Além disso, serão instaladas novas arquibancadas de ferro. Tudo vai ficar pronto a tempo dos desfiles das escolas de samba nos dias 17 e 18 de fevereiro.

As obras pontuais atendem a exigências do Corpo de Bombeiros e do Ministério Público Estadual (MP-AP). Clécio anunciou que após o carnaval, o Sambódromo ganhará uma reforma geral, com investimentos de emenda federal do senador Davi Alcolumbre.

"Estamos cumprindo este requisito para restituir a segurança do Sambódromo e viabilizar o retorno do desfile para a Ivaldo Veras, que é o palco pensado para ser a grande passarela do samba. Nosso objetivo é que ele seja utilizado não só para o carnaval, mas ao longo do ano como equipamento turístico, e de educação, com escolinhas de artes, por exemplo", destacou o governador.

O chefe do Executivo foi acompanhado pelo presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), Jocildo Lemos. A entidade é a realizadora da programação oficial dos desfiles.

 


Obras de revitalização

trabalho reúne várias frentes. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) é a responsável pelos reparos em toda a parte elétrica, pintura, arquibancadas e banheiros, além de reforço dos alambrados.

O espaço ganhou revitalização da iluminação, que agora é em LED, retirada das arquibancadas metálicas, que deram lugar a novas, impermeabilização da estrutura e instalação do sistema de para-raios.

"Estamos fazendo todo o possível para que tudo esteja pronto no prazo, garantindo um espaço adequado e em condições de segurança para atender o público", destacou o secretário, David Covre, da Seinf.

Já a Secretaria de Estado de Transporte do Amapá (Setrap) está nos serviços de limpeza de toda a área interna e externa e retirada de entulhos. Também fez a recuperação asfáltica da Avenida Ivaldo Veras, limpeza de canaletas e pintura do meio-fio.

As arquibancadas em ferro que existiam no local foram retiradas e o governo, em parceria com a Liesap, está instalando novas estruturas com coberturas.

"As antigas estruturas já não tinham condições de uso, por isso o Sambódromo ganhou novas instalações. O público terá mais espaço para curtir as escolas e ainda mais segurança”, disse a secretária de Estado da Cultura (Secult), Clícia Vieira Di Miceli.

 


Segurança

A segurança ganhou atenção especial do governo. Segundo o secretário interino de Segurança Pública (Sejusp), coronel José Mont'Alverne, o planejamento inclui uso de recursos tecnológicos, inteligência e patrulhamento estratégico.

"O papel da Secretaria de Segurança é coordenar a integração de todos os órgãos. Vamos estar com equipes reforçadas em toda a programação de carnaval. É importante reforçar que o efetivo na folia é extraordinário e não interfere na segurança do estado”, garantiu.

Desfiles das escolas

Nos dois dias, 10 escolas desfilam pela Avenida Ivaldo Veras. São 3 do grupo de acesso: Embaixada de Samba Cidade de Macapá, Império do Povo e Império da Zona Norte.

As outras 7 que integram o grupo especial: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho, Maracatu da Favela, Solidariedade, Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Piratas da Batucada.

 


A programação em parceria com o Estado, recebeu investimento de R$ 5,5 milhões o Carnaval 2023. O recurso é federal, proveniente da articulação do senador Davi Alcolumbre.

"Nós ficamos responsáveis pelo terceiro repasse às escolas e ampliamos também para a organização d’A Banda, blocos carnavalescos e outros eventos, garantindo uma festa com alegria, segurança e muitos empregos, através da economia criativa", ressaltou o governador.

Confira a programação dos desfiles das escolas de samba

Central do Carnaval

Inaugurada no dia 5, a Central funciona todos os dias, das 14h às 20h, como ponto de atendimento à população. O ambiente foi instalado no estacionamento do Estádio Olímpico Zerão, ao lado do sambódromo.

O espaço reúne informações, venda de abadás dos blocos e fantasias das escolas; ingressos; órgãos estaduais e instituições parceiras como o Sebrae-AP, que atende e orienta os empreendedores da cadeia produtiva do carnaval.

Há estandes da Liga das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), da Liga Independente dos Blocos do Amapá (Liba), da Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca), dos circuitos dos blocos e de A Banda.

As secretarias de Cultura (Secult); de Turismo (Setur), de Políticas para as Mulheres; e de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) possuem espaço na Central para fazer atendimento ao público.

 

 

 

Texto.

Assessoria de Comunicação do Governador Clécio Luís