Secretária Diana Castelo e Bala Rocha, comemoram a entrada de Santana no mapa do turismo Brasileiro

Secretária Diana Castelo e Bala Rocha, comemoram a entrada de Santana no mapa do turismo Brasileiro

Por Redação 

 

 

Por meio do Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais, o Ministério do Turismo concedeu o certificado que integra Santana, localizado na Região Metropolitana de Macapá, ao Mapa do Turismo Brasileiro, registrado no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, com validade até 07/03/2026. Reconhecido por suas riquezas naturais e culturais, que agora ganham maior visibilidade no cenário nacional, o município tem chances de despontar como atração no roteiro das agências de turismo.

Com quase 110 mil habitantes, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, Santana está localizado na margem esquerda do rio Amazonas e é banhado pelos rios Matapi, Maruanum, Tributário, Piaçacá e Vila Nova. 

Segundo a secretária de Turismo do município, Diana Castelo, esse reconhecimento vinha sendo aguardado pelo prefeito Bala Rocha (PP) desde meados do seu primeiro mandato (2021 - 2024). Mas, foi somente no começo desse ano, esclarece ela, que todos os esforços voltados para a implantação de um planejamento estratégico para fortalecer o turismo na cidade foram recompensados.

Castelo ressalta que a atuação da Secretaria de Turismo é um marco importante para o desenvolvimento econômico e social do município. Destaca que, com um planejamento estratégico bem definido, será possível atrair mais turistas, gerar empregos e aumentar a arrecadação de impostos.

Afinal, prossegue Castelo, Santana é reconhecida como a entrada fluvial do Amapá. Grande parte de sua trajetória está ligada à criação da Indústria Comércio de Mineração (Icomi), que, durante muitos anos, extraiu manganês em Serra do Navio e transportava a produção pela área portuária da cidade.

A secretária também ressalta que o senador Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Congresso Nacional, desempenhou um papel fundamental ao apoiar e facilitar o processo de obtenção dessa certificação. Sua influência e comprometimento foram essenciais para garantir que todos os requisitos fossem atendidos e que a certificação fosse concedida com sucesso. "A dedicação do senador Alcolumbre em promover iniciativas importantes para a região demonstra seu compromisso com o desenvolvimento e progresso da comunidade", assinala ela. 

Conforme o prefeito Bala Rocha, o certificado do Ministério do Turismo consolida o turismo como atividade fundamental para promover a cultura local, preservar o patrimônio histórico e valorizar as belezas naturais da região. Com a implantação de políticas públicas eficientes e parcerias com o setor privado, ele acredita que será possível potencializar ainda mais o turismo em Santana e torná-lo um destino cada vez mais atrativo para visitantes de todo o país.

Entre os principais pontos turísticos, destacam-se a praça Cívica, a ilha de Santana , a Igreja Matriz e o Porto de Santana. No que diz respeito aos locais mais visitados, figuram a praça Cívica de Santana, o Terminal Rodoviário, a praça do Fonte Nova, as paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Fátima e Sant'Ana, o Estádio Augusto Antunes, a praça do Paraíso, as Arenas do Mutirão do Paraíso e Ágape Futebol Society, o Orfanato Padre Ângelo Biraghi, a Escola Municipal Padre Ângelo Biraghi, a Igreja Matriz.