Em encontro do Consórcio Amazônia Legal, Governador Clécio Luís destaca necessidade de pensar em modelo de desenvolvimento da região

Em encontro do Consórcio Amazônia Legal, Governador Clécio Luís destaca necessidade de pensar em modelo de desenvolvimento da região

O governador do Amapá, Clécio Luís, o vice-governador, Teles Júnior, e equipe técnica, participaram na manhã desta segunda-feira, 9, de uma reunião do Consórcio Interestadual Amazônia Legal. Foram ouvidas as principais demandas dos estados que constituem o grupo neste início de 2023.

Foi o primeiro encontro realizado com a nova gestão, comandada pelo governador do Pará e presidente do Consórcio, Helder Barbalho, que foi empossado na quarta-feira, 4.

Os gestores citaram assuntos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis; o combate ao desmatamento ilegal; e questões sociais.

“Queremos retomar o diálogo com o governo federal e os entes federativos. Tem a questão do ICMS nos combustíveis e o desmatamento. Mas precisamos pensar no desenvolvimento econômico e social da Amazônia, dentro da legalidade, com proteção e preservação ambiental, mas precisamos desenvolver porque as pessoas que vivem aqui precisam comer e sonhar com perspectivas de futuro”, citou o governador Clécio Luís.

O presidente do Consórcio destacou que os governadores devem alinhar as estratégias para se pensar nesse novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia Legal.

"Precisamos pensar um modelo específico de desenvolvimento da região, se atentando às legalidades ambientais. É importante a gente construir isso, discutindo de maneira permanente, para que a gente não tenha uma relação conflituosa no cumprimento das normas. Isso nos coloca num patamar de excepcionalidade dada a dimensão do que a Amazônia representa para o Brasil", falou Helder Barbalho.

Texto.

Assessoria de comunicação do Governo do Estado do Amapá