Em encontro do Consórcio Amazônia Legal, Governador Clécio Luís destaca necessidade de pensar em modelo de desenvolvimento da região
O governador do Amapá, Clécio Luís, o vice-governador, Teles Júnior, e equipe técnica, participaram na manhã desta segunda-feira, 9, de uma reunião do Consórcio Interestadual Amazônia Legal. Foram ouvidas as principais demandas dos estados que constituem o grupo neste início de 2023.
Foi o primeiro encontro realizado com a nova gestão, comandada pelo governador do Pará e presidente do Consórcio, Helder Barbalho, que foi empossado na quarta-feira, 4.
Os gestores citaram assuntos como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis; o combate ao desmatamento ilegal; e questões sociais.
“Queremos retomar o diálogo com o governo federal e os entes federativos. Tem a questão do ICMS nos combustíveis e o desmatamento. Mas precisamos pensar no desenvolvimento econômico e social da Amazônia, dentro da legalidade, com proteção e preservação ambiental, mas precisamos desenvolver porque as pessoas que vivem aqui precisam comer e sonhar com perspectivas de futuro”, citou o governador Clécio Luís.
O presidente do Consórcio destacou que os governadores devem alinhar as estratégias para se pensar nesse novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia Legal.
"Precisamos pensar um modelo específico de desenvolvimento da região, se atentando às legalidades ambientais. É importante a gente construir isso, discutindo de maneira permanente, para que a gente não tenha uma relação conflituosa no cumprimento das normas. Isso nos coloca num patamar de excepcionalidade dada a dimensão do que a Amazônia representa para o Brasil", falou Helder Barbalho.
Texto.
Assessoria de comunicação do Governo do Estado do Amapá