Despertando a força feminina: Emenda da ex-deputada Aline Gurgel viabiliza a implantação do Programa Empodera Mulher, beneficiando 540 amapaenses

Despertando a força feminina: Emenda da ex-deputada Aline Gurgel viabiliza a implantação do Programa Empodera Mulher, beneficiando 540 amapaenses

Por Redação 

 

Mulheres amapaenses em já podem contar com o Programa Empodera Mulher, alavancado com emenda de R$ 325 mil, de autoria da então deputada federal Aline Gurgel (Republicanos), desde 2023 à frente da Secretaria Estadual de Assistência do Amapá.

Na quarta-feira, 10 de janeiro, foi assinado o Termo de Cooperação entre Governo do Estado e Instituto Federal do Amapá (Ifap) para a execução do projeto.

Ainda em 2022, a então congressista sacramentou a obtenção do recurso público, destinando-o ao Ifap, para que mulheres pudessem ter acesso aos cursos de extensão ofertados pelo Programa Empodera Mulher. "E hoje se tornou uma realidade", exultou a secretária na cerimônia de assinatura do termo de colaboração.

Trata-se de um instrumento por meio do qual são formalizadas as parcerias estabelecidas pela administração pública com organizações da sociedade civil para a consecução de finalidades de interesse público e recíproco propostas pela administração pública que envolvam a transferência de recursos financeiros.

"Como secretária de Assistência Social tive o privilégio de formalizar esse termo para execução dessa emenda tão importante que garantirá espaço a 540 mulheres que receberão uma bolsa de até R$ 600 cada uma para participação no curso que será realizado, simultaneamente, em nove municípios amapaenses", explica Aline Gurgel.

A titular da Secretaria de Assistência Social acrescentou, ainda, que o projeto conta com a participação da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPM), comandada pela secretária Adrianna Ramos.

No entendimento de Aline Gurgel, o Programa Empodera Mulher é imprescindível "porque a política da mulher é transversal e nós temos em mente que quando se fortalece os municípios, nós fortalecemos as mulheres e as famílias amapaenses."