Presidente do Senado presta última homenagem ao Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma.

Presidente do Senado presta última homenagem ao Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma.

Por Redação 

 

 

ITÁLIA - O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), participa, em Roma, da cerimônia de despedida de sua santidade, o Papa Francisco. O parlamentar integra a comitiva oficial brasileira, liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e composta ainda pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, além das senadoras Leila Barros (PDT-DF) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) e do senador Renan Calheiros (MDB-AL).

 

A delegação brasileira esteve, na manhã desta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, onde prestou suas homenagens no velório do pontífice. Como presidente do Congresso Nacional e primeiro judeu a ocupar o cargo na história do Brasil, Davi Alcolumbre destacou, em nota oficial, a importância histórica e espiritual de Francisco, a quem teve a honra de conhecer pessoalmente durante uma missa em 2019. “Sua presença, sua palavra e sua bênção ficarão para sempre em minha memória”, afirmou.

 

O parlamentar ressaltou ainda a relevância do legado de Jorge Mario Bergoglio para a paz mundial. “Papa Francisco foi um líder espiritual de grande coragem, que pregou o respeito, o perdão e a caridade. Sua luta e seu serviço aos mais necessitados em todos os cantos do planeta inspiraram milhões de pessoas”, declarou.

 

A participação de Davi Alcolumbre na cerimônia reafirma o papel institucional do Senado no diálogo entre culturas e religiões e presta homenagem a um líder cuja trajetória tocou o mundo com mensagens de fraternidade, justiça e esperança.

 

A Missa Exequial será celebrada neste sábado (26), na Praça de São Pedro, no Vaticano, e será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício. A cerimônia contará com os tradicionais ritos da Última Commendatio (encomendação da alma) e da Valedictio (despedida), encerrando-se com o traslado do féretro da Basílica de São Pedro para a Basílica de Santa Maria Maggiore. O encerramento está previsto para o meio-dia (horário local).