Presidente do Senado presta última homenagem ao Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma.

Por Redação
ITÁLIA - O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União-AP), participa, em Roma, da cerimônia de despedida de sua santidade, o Papa Francisco. O parlamentar integra a comitiva oficial brasileira, liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e composta ainda pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, além das senadoras Leila Barros (PDT-DF) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) e do senador Renan Calheiros (MDB-AL).
A delegação brasileira esteve, na manhã desta sexta-feira (25), na Basílica de São Pedro, onde prestou suas homenagens no velório do pontífice. Como presidente do Congresso Nacional e primeiro judeu a ocupar o cargo na história do Brasil, Davi Alcolumbre destacou, em nota oficial, a importância histórica e espiritual de Francisco, a quem teve a honra de conhecer pessoalmente durante uma missa em 2019. “Sua presença, sua palavra e sua bênção ficarão para sempre em minha memória”, afirmou.
O parlamentar ressaltou ainda a relevância do legado de Jorge Mario Bergoglio para a paz mundial. “Papa Francisco foi um líder espiritual de grande coragem, que pregou o respeito, o perdão e a caridade. Sua luta e seu serviço aos mais necessitados em todos os cantos do planeta inspiraram milhões de pessoas”, declarou.
A participação de Davi Alcolumbre na cerimônia reafirma o papel institucional do Senado no diálogo entre culturas e religiões e presta homenagem a um líder cuja trajetória tocou o mundo com mensagens de fraternidade, justiça e esperança.
A Missa Exequial será celebrada neste sábado (26), na Praça de São Pedro, no Vaticano, e será presidida pelo Cardeal Giovanni Battista Re, Decano do Colégio Cardinalício. A cerimônia contará com os tradicionais ritos da Última Commendatio (encomendação da alma) e da Valedictio (despedida), encerrando-se com o traslado do féretro da Basílica de São Pedro para a Basílica de Santa Maria Maggiore. O encerramento está previsto para o meio-dia (horário local).