O preço da traição: Vinícius Gurgel barganha 3 secretarias e dezenas de cargos na PMM para poder fechar com Furlan

O preço da traição: Vinícius Gurgel barganha 3 secretarias e dezenas de cargos na PMM para poder fechar com Furlan

Por mais de 80 anos, Charles Maurice de Talleyrand (1754-1838), o "diabo manco", pontificou na França como político e diplomata, mas, também, ganhou notoriedade por liderar duas revoluções e enganar mais de 20 reis, tornando-se o "arquétipo do traidor", uma figura que representa a quebra de confiança, a deslealdade e a traição.  
Recentemente, no Amapá, o deputado federal Vinicius Gurgel (PL) comungou no catecismo de Talleyrand e virou mau exemplo ao desrespeitar todas as normas de decência e de boa moral ao romper com o governador Clécio Luís e anunciar apoio ao prefeito de Macapá, Antônio Furlan (MDB), um político suspeito de envolvimento em graves ilicitudes como malversação, peculato, fraudes e corrupção, alvo, inclusive, de investigações da Polícia Federal.

Vinícius Gurgel passa a compor gestão do Prefeito Furlan indicando 3 secretarias e dezenas de cargos de confiança. 

As secretarias são:

Secretaria da Mulher: Fausta de Fátima Vasconcelos 

Secretaria de Agricultura: Rafael Martins 

Secretaria de Assistência social: Pedro Filé

Ao discursar em reunião com Furlan, onde estava presente, entre outros, o senador Lucas Barreto (PSD), Vinicius Gurgel utilizou argumentos falaciosos para destratar o ex-aliado e agora, inimigo visceral, segundo o próprio parlamentar destacou. O "arquétipo do traidor": age contra aqueles que confiaram nele, seja por motivos egoístas, ganância, inveja ou outros. 
Na psicologia junguiana, o traidor pode representar a sombra, o lado obscuro da personalidade, ou complexos psicológicos não resolvidos. Como um Judas Iscariotes, que traiu Jesus Cristo; ou, Iago, da peça "Otelo" de Shakespeare, mestre da manipulação e da traição.
Não à toa, enquanto enaltecia as supostas qualidades de seu novo patrão, o prefeito Antônio Furlan, Gurgel era observado por este com um semblante de muita preocupação.
Afinal, pensava Furlan, uma vez traidor, sempre traidor.