Tradicional festa religiosa em Mazagão Velho recebe do governo Clécio Luís o maior investimento de todos os tempos

Tradicional festa religiosa em Mazagão Velho recebe do governo Clécio Luís o maior investimento de todos os tempos

Por Richard Duarte 

 

 

O governo Clécio Luís fez o maior investimento de todos os tempos na realização da Festa de São Tiago 2023, no distrito de Mazagão Velho. Na celebração dos 246 anos de festividade, foram repassados mais de R$ 1,2 milhão para incentivar o turismo, a cultura tradicional e o empreendedorismo criativo.

No mesmo diapasão, e para estimular a economia e preservar a história e a memória do povo mazaganense, o governo do Amapá entregou a Central de Atendimento ao Turista (CAT), que ficará responsável pela distribuição de dicas sobre atrativos da cidade, sugestões de locais para visitação, roteiros turísticos e esclarecimento de dúvidas. Um serviço que certamente será imprescindível para alavancar, ainda mais, o turismo na região.

Por meio de articulação do governo Clécio, o tradicional festejo foi incluído no Calendário Nacional de Ministério do Turismo, uma ferramenta on-line que reúne os principais eventos de todo o país.

Conforme a secretária de Estado de Turismo (Setur), Anne Monte, o calendário é importante porque divulga os principais eventos turísticos brasileiros e agrega valor à imagem dos destinos que sediam as festividades, além de fornecer informações de qualidade sobre a oferta turística que possam ser úteis ao turista no momento de planejar suas viagens.

Além do investimento financeiro, o Estado igualmente reforça o apoio com esquema de segurança pública envolvendo a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; incentivos ao empreendedorismo por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Sete), além do apoio das secretarias de Cultura (Secult) e Turismo (Setur).

Segundo o presidente do Instituto Cultural da Festa de São Tiago, Alexandre Queiroz, em julho a vila de Mazagão Velho se transforma de um lugar habitualmente pacato em um verdadeiro palco para o grande público. "Neste mês, recebemos de braços abertos quem chega para conhecer a festa que preparamos com muita dedicação e respeito", assinala ele.

 

Os festejos

A celebração inicia no dia 16 (domingo), com alvorada festiva e a primeira transladação das imagens de São Tiago e São Jorge para a capela. Em seguida, ocorrem as novenas e cerimônias na igreja de Nossa Senhora da Assunção, além dos arraiais com bingos e leilões no barracão de São Tiago.

O ponto alto da festa ocorre nos dias 24 e 25 de julho, quando são encenados os capítulos das batalhas entre mouros e cristãos, relembrando a África antiga. No dia 25, dia de São Tiago, acontece missa campal e o tradicional Círio pelas ruas de Mazagão Velho pela manhã; à tarde, as encenações teatrais continuam, feitas pelos cavaleiros vestidos a caráter.

Nos dias 27 e 28, as crianças têm uma festa exclusiva, onde repetem os rituais e encenações que os adultos fizeram dois dias antes, garantindo participação e perpetuação da tradição mazaganense. Este ano, pela primeira vez, a Festa de São Tiago das Crianças terá apoio específico do governo estadual para a realização.