Paladino da moral e da ética: Deputado R.Nelson passou a caminhar com o secretário de obras de Furlan acusado de receber propina

Por Redação
O deputado estadual R. Nelson (PL) foi eleito em 2022 com 3.898 votos, mas pouca gente no Amapá saberá informar, se questionado numa hipotética pesquisa de campo, alguma ação em andamento com recursos obtidos pelo parlamentar por meio de seu mandato na Assembleia Legislativa do Amapá.
Com certeza terá dificuldade porque dos 24 legisladores na ALAP, R. Nelson está entre os fonas em matéria de desempenho e eficiência, embora tenha mais de R$ 1,5 milhão em emendas para turbinar o mandato com recursos para a educação, a saúde, a agricultura, a segurança pública, já que além de advogado, o deputado é militar da reserva do Corpo de Bombeiros.
De acordo com renomados observadores da política amapaense, consultados pela equipe do portal REGIÃO NORTE NOTÍCIAS, R. Nelson vem tendo um desempenho controverso, para dizer o mínimo, dentro e fora do parlamento estadual. Nas raras ocasiões em que usou a tribuna em plenário, o fez para criticar o governo Clécio Luís (SD), do qual ele tem repetidamente declarado ser inimigo.
Além disso, prosseguem eles, R. Nelson tem se envolvido em polêmicas e embates públicos com outros parlamentares e lideranças políticas, o que tem gerado um clima de instabilidade e tensão no cenário político do Amapá. Sua postura agressiva e seu posicionamento radical têm sido motivo de preocupação para alguns setores da sociedade, que veem nele um potencial disruptor da harmonia política no estado.
O envolvimento dele com o titular da Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura de Macapá (SEMOB/PMM), Cassio Cleiden Rabelo Cruz e o Prefeito Furlan nas agendas de domingo onde visitam o cronograma de obras do município, também vem suscitando suspeitas sobre possíveis negócios nada republicanos que estejam fomentando a nova amizade. "É de admirar, logo ele, que posa de político honesto, estar de conversinha com um suspeito de cometer crimes bem graves", comentaram fontes próximas ao parlamentar que pediram para que não fossem reveladas.
Dizem elas que, desde 2023, Cássio Cruz, conhecido homem de confiança do prefeito de Macapá, Antônio Furlan (MDB), vem sendo denunciado por malversação, peculato, corrupção passiva e ativa, fraudes e formação de quadrilha. E é justamente ao redor desse personagem obscuro, uma espécie de iminência parda na gestão do emedebista, que o deputado estadual R Nelson tem sido visto com bastante frequência.
"A falta de diálogo e a postura beligerante de R. Nelson Vieira têm levantado questionamentos sobre sua capacidade de atuar de forma construtiva e colaborativa na busca por soluções para os problemas enfrentados pelo Amapá. Tem um que mais parece um glossário de campanha eleitoral, e se mostra bem difícil de ser aplicado na prática em um ambiente que exige responsabilidade, enorme capacidade de articulação e — imprescindível — deixar o celular de lado", comentaram eles em mensagem para a redação do RNN.