Clécio Luís divulga plano de governo com base em janelas de oportunidades para todos
Por Richard Duarte
Ganha visibilidade estrondosa em todo o Amapá o plano de governo do ex-prefeito de Macapá, Clécio Luís, pré-candidato ao governo pelo Solidariedade. Tendo como princípio basilar a reestruturação da gestão pública, o aspirante ao Palácio do Setentrião, sede do executivo amapaense, se apresenta como defensor intransigente da utilização dos potenciais econômicos do estado para gerar emprego e renda. No entendimento dele, o Amapá precisa da "reconstrução das políticas públicas" para impactar, de maneira efetiva, a vida de toda a população, já que, devido à pandemia e à crise sócio-econômica em nível nacional, a classe média e as pessoas mais pobres têm sido mais penalizadas".
No decorrer da pré-campanha, Clécio Luís tem defendido um amplo projeto centrado em janelas de oportunidades, como ele denomina os investimentos que serão feitos no extrativisno, no incentivo à agricultura familiar, na mineração sustentável. "O povo amapaense deseja ter de volta oportunidades para crescer, ter a mesa farta e manter vivos os seus sonhos". Ressalta que o programa de seu futuro governo, a ser implantado imeditamente após a posse, em janeiro de 2023, tem por finalidade primária beneficiar todos os segmentos da sociedade amapaense, em especial a classe trabalhadora, que enfrenta problemas crônicos como o desemprego, a falta de moradia, violência, precarização do trabalho e más condições de vida.
"O Brasil está saindo de uma pandemia, passando por grave crise econômica, e isso afeta o poder de compra das famílias, os empregos e a vida de todos nós. Mas, toda crise se enfrenta; ela passa e vira uma janela de oportunidade", assinala, acrescentando a importância da vocação mineral do Amapá, que em sua gestão, será explorada de forma racional, com respeito ao meio ambiente. Também destacou a relevância do turismo para o desenvolvimento do estado. "Temos esse potencial que gera milhares de emprego", afirma o ex-prefeito de Macapá.
Dentro do conceito de janelas de oportunidades, o pré-candidato ao governo relacionou os setores de serviços, inovação e teconologia, e de energias renováveis como prioridades de seu governo. Igualmente pretende incentivar as startups, que em sua opinião, podem estruturar cadeias produtivas e gerar grande quatidade de emprego e renda para os jovens. "Vamos ativar a economia para gerar novos empregos, estimular novos empreendimentos, mas sem deixar de proteger e encorajar os que estão estabelecidos, incentivando uma concorrência saudável para que nenhum grupo econômico poderoso possa engolir os pequenos", assinalou, referindo-se ao seu principal oponente na disputa pelo governo, empresário e vice-governador Jaime Nunes (PSD), controlador de um grupo de lojas.
No entendimento de Clécio Luís, que já foi vereador e prefeito de Macapá por dois mandatos consecutivos em cada cargo, governar vai além de saber dar ordens e exigir o cumprimento delas sem margens para questionamentos. "O papel do gestor público é governar para todos e não para um pequeno grupo de privilegiados", concluiu.