Pesquisa eleitoreira beneficiando Antônio Furlan tem característica de oportunismo político

Pesquisa eleitoreira beneficiando Antônio Furlan tem característica de oportunismo político

Por Richard Duarte 

 

 

Diz-se do cavalo paraguaio numa corrida é que ele larga na frente, mas dificilmente cruza a linha de chegada. É assim na política, quando o assunto é disputa eleitoral. Raramente numa corrida o vencedor é aquele que fica em primeiro lugar durante um longo curso, e sim aquele que exibe a faixa de campeão no fim da disputa.

Divulgado com estardalhaço, um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas apresenta o prefeito de Macapá, Antônio Furlan, com 66,8% das intenções de voto caso confirme candidatura à reeleição em 2024, decisão ainda precisando de confirmação da parte dele.  

A sondagem, realizada entre os dias 13 e 16 de julho, coincidentemente logo após as apresentações de Wesley Safadão e Pitty, artistas contratados pela Prefeitura de Macapá para abertura oficial do Macapá Verão 2023, aponta Furlan com 66,8% das intenções de voto.

Nessa pesquisa também aparecem, na sequência, o deputado federal Acácio Favacho (MDB) e a ex-deputada federal Aline Gurgel (Republicanos), ambos com 2,7%, e o ex-deputado estadual e atual secretário de Estado da Administração, Paulo Lemos (PSOL) com 2,0%. O empresário Otávio Fakhoury (PTB) aparece com 0,4%. 

Mais de nove por cento dos eleitores consultados, disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum, outros 6,9% não souberam ou não responderam. De acordo com a empresa, a margem de erro foi de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

Conforme apurações feitas pela reportagem, o instituto fora contratado na última semana de junho com a expressa recomendação de somente iniciar os levantamentos após os shows de Safadão e Pitty, este último realizado na quinta-feira, 13 de julho, na comemoração do Dia Mundial do Rock.

A estratégia enviesada foi exitosa.

Aproveitando-se do momento favorável devido às duas apresentações, o Paraná Pesquisas fez a leitura superficial das intenções de voto do eleitorado macapaense com a clássica pergunta do "se a eleição para prefeito de Macapá fosse hoje você votaria em..." 

Para especialistas consultados pelo site, a percepção mais nítida é a de que a pesquisa foi propositalmente programada para ser realizada entre os dias 13 e 16, "certeza de elevados percentuais favoráveis ao prefeito de Macapá por conta da fama dos dois artistas", sugerem.