Ofirney Sadala é candidato à Deputado Estadual e sua principal bandeira será a educação

Ofirney Sadala é candidato à Deputado Estadual e sua principal bandeira será a educação

Por Richard Duarte 

 

Candidato a deputado estadual pelo União Brasil nas eleições deste ano, Ofirney da Conceicao Sadala, ex-prefeito de Santana, localizado a 21 quilômetros de Macapá, concedeu entrevista exclusiva ao site REGIÃO NORTE NOTÍCIAS falando sobre sua trajetória política, a gestão no segundo maior município amapaense e, principalmente, acerca de seu projeto político atual focado no parlamento estadual.
Sadala é tabelião, ex-juiz e ex-promotor de Justiça. Foi eleito nas eleições municipais de 2016 com 16.542 votos, o equivalente a 26,99%. Conforme a Justiça Eleitoral, o segundo lugar ficou com Marcivânia Flexa (PC do B), 22,73%, o equivalente a 13.936 votos, enquanto o candidato à reeleição à época, Robson Rocha (PR), obteve somente 12.971, correspondendo a 21,16% votos.  
Conforme revelou ao editor do site, Richard Duarte, o principal projeto que implantará no início de seu mandato é a criação de um instituto do saber, voltado para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, ofertando para eles cursos profissionalizantes, com incentivo ao peconheiro (nome dado ao trabalhador tradicional que vive da coleta do açaí nas comunidades ribeirinhas), cursos preparatórios para quem pretende se habilitar ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e ingressar numa faculdade.
Ofirney Sadala também destacou o investimento que fará, após aprovação de seu projeto no plenário da Assembleia Legislativa, na juventude carente que sonha ingressar numa carreira no serviço público (municipal, estadual ou federal). Segundo comentou com Duarte, criará um centro de conhecimento para acesso livre desse público em especial para que todos, assinala ele, tenha oportunidades iguais de ser um juiz, um promotor, um procurador da República.
Indagado sobre o retorno ao exercício do magistério, após deixar a Prefeitura de Santana em 2020, Sadala lembrou que, no seu caso em especial, tratou-se de uma necessidade profissional, e pessoal, em querer contribuir mais efetivamente com o desenvolvimento educacional da juventude santanense. Lembrou na entrevista ter sido o único prefeito a criar, com lei de sua autoria, um preparatório gratuito para atendimento dejovens carentes. "Essa relação com a educação é muito umbilical. Sempre que for possível, estarei em sala, contribuindo com minhas aulas para compartilhar conhecimento com quem tanto precisa.  
 
Ofirney Sadala nasceu em Belém do Pará, mas quarenta dias depois a família retornou à cidade de origem, Vila Nova, no vale do rio Arraiólos, onde a Jari Florestal tinha um projeto de arroz. 
Filho de Maria Neide e Ofir Sadala, um próspero comerciante e dono de embarcações do Vale do Jari. Com a morte do pai, Ofirney Sadala foi trabalhar em regatão, levando produtos de primeira necessidade às comunidades ribeirinhas do Rio Jari e Arraiólos.
Ofirney Sadala foi feirante no mercado municipal de Almerim e para reforçar a renda familiar chegou a trabalhar como guarda municipal.  
Em 1994 concluiu o curso de magistério, em Belém, e preparou-se para participar de concursos públicos. 
Em 1996 passou no concurso de professor no ensino fundamental, sendo nomeado para trabalhar na Escola Afonso Arinos na área portuária, em Santana. Vinha de bicicleta de Macapá para Santana e voltava todos os dias.  
Em 1996, Ofirney Sadala foi aprovado para o curso de Direito da UNIFAP. 
Em 2001 formou-se em direito, passou no exame da Ordem dos Advogados do Brasil e em 1º lugar no concurso para analista judiciário, executante de mandatos da Justiça Federal. 
Ofirney Sadala foi aprovado nos concursos para procurador no estado do Amapá, promotor de justiça e juiz no estado do Pará. Passou ainda em 1º lugar para juiz no Amapá. Após um novo concurso, ingressou na atividade cartorária como oficial de registro imobiliário da Comarca de Santana. 
Em 2016, Ofirney Sadala foi candidato a prefeito do município de Santana tendo saído vitorioso do pleito com 16.542 votos.
Em 2017 assumiu a  presidencia da Associacão dos municípios do estado do Amapá, com a missão de resgatar a unidade dos municípios do Estado.
Após concorrer à reeleição em 2020, Ofirney Sadala ficou em segundo lugar com 25,96% (15.197 votos), na disputa pela  prefeitura de Santana.  Desde então, ampliou as atividades em cursinhos preparatórios para concursos.
Em 2022  retorna ao pleito eleitoral disputando, uma das vagas para Deputado Estadual.