Estudante de dez anos surpreende vereador com carta solicitando imediata reforma em escola abandonada por Antônio Furlan

Por Redação 

 

 

Chamou atenção no plenário da Câmara de Macapá, em recente sessão ordinária, a reivindicação de uma estudante de dez anos, de nome Adra, que entregou ao vereador Edinoelson Careca (PROS) uma carta pedindo a intervenção dele, junto ao prefeito Antônio Furlan (Podemos), para que o prédio da Escola Municipal Aracy Nascimento, localizado no bairro Santa Rita, passe por ampla reforma.
No manuscrito repassado ao parlamentar, Adra descreve um cenário de completo abandono, com salas em ruínas e equipamentos, como carteiras e lousas, sem condições de uso por parte dos docentes. Os mais penalizados, mesmo, são os quase 630 estudantes da instituição, obrigados a conviver com o descaso patrocinado pela inércia político-administrativa de Antônio Furlan.   
Conforme a estudante do ensino fundamental, a estrutura física da escola está altamente precarizada, são tetos apodrecidos; paredes rachadas ou caindo; banheiros sem condições de uso, com parte hidráulica avariada e portas enferrujadas. Esse é o triste retrato da escola que atende às crianças do bairro e de outras comunidades ao redor.
“O pior dessa situação é que a solicitação de providências ao executivo, mediante uma carta reivindicando a reforma dessa escola, partiu de uma pré-adolescente. O problema é que a situação dessas crianças vai ficando mais crítica. Como educar num ambiente desses?”, questiona um professor, cujo nome pediu para ser mantido em sigilo.
No encontro, ocorrido no saguão do parlamento municipal, Adra se emocionou ao repassar o documento às mãos de Edinoelson Careca. A estudante, acompanhada pelos pais, chegou a chorar enquanto discorria sobre a situação precária da Escola Municipal Aracy Nascimento. Ao pedir questão de ordem para anunciar a abordagem inusitada, o vereador também confessou ter se emocionado com a atitude da aluna, no entendimento dele, um verdadeiro ato de cidadania.