Davi Alcolumbre e Instituto Léo Moura investem alto na formação da juventude amapaense 

Davi Alcolumbre e Instituto Léo Moura investem alto na formação da juventude amapaense 

Por Richard Duarte

O senador Davi Alcolumbre (União Brasil) vem colhendo os frutos do trabalho realizado em parceria com o Instituto Léo Moura, no programa "Passaporte para a Vitória". O congressista destinou, de emenda parlamentar, aproximadamente 14 milhões de reais para o atendimento de seis mil crianças em todo o Estado do Amapá. Uma grande sacada do ex-craque do Flamengo, clube onde Moura jogou por quase 15 anos, defendendo as cores do rubro-negro em várias conquistas relevantes.


Com apoio do senador amapaense, o projeto que leva o nome do jogador de futebol pode ofertar mais vagas para meninas e meninos de cinco a 15 anos, crianças com necessidades especiais também participam do projeto, com mais dez polos (escolinhas de futebol) que deverão ser inauguradas a partir de novembro, no mês de abertura da Copa do Mundo de Futebol, a ser realizada no Catar.
O município de Santana, a 21 quilômetros de Macapá, será contemplado com novas unidades.
Conforme o coordenador da Região Norte do Instituto Léo Moura, Abrahão Costa, responsável pela execução do projeto no Amapá, os santanenses terão mais quatro polos, totalizando seis, que estão em fase de implantação na Ilha de Santana, Arena Fonte Nova, Igarapé da Fortaleza e Comunidade do Ambrósio. Cada uma será equipada para atender 300 crianças e adolescentes por dois anos. 

As crianças ainda contam com todo material doado pelo Instituto, segue a relação a baixo.


Alcolumbre está muito satisfeito com os resultados do programa, em funcionamento no Estado desde julho de 2021.
 Empolgado com os resultados do projeto, Alcolumbre comentou sobre a iniciativa do ex-jogador. "Apoiar um trabalho dessa magnitude tem um significado muito especial para mim", assinala ele, ressaltando que “além das aulas de futebol e condicionamento físico, que podem revelar futuros craques, as escolinhas ensinam cidadania, pertencimento, disciplina, organização e foco para os alunos. É um pontapé para a formação de cidadãos de bem. Esse projeto está ajudando nossas crianças e jovens amapaenses com novas perspectivas”, frisa o senador.
Com os novos espaços que serão entregues nas próximas semanas, além das seis mil crianças e adolescentes que já são atendidas, somam-se outras três mil, atingindo quase dez mil jovens amapaenses beneficiados com as ações e atendimentos oferecidos pelo Instituto Léo Moura, uma organização não governamental que acredita no futebol como ferramenta de transformação social ao contribuir para a formação geral e integral, melhorando o conjunto de capacidades individuais e coletivas, a forma física, a saúde e a melhora do rendimento escolar.