Esquema de favorecimento na CTMac pode render prisão

Esquema de favorecimento na  CTMac pode render prisão

Por Redação 

 

O prefeito de Macapá, Antônio Furlan (Podemos), reaparece no centro de outra bandalheira político-administrativa ao convocar empresa de transporte urbano que estaria registrada no endereço do Pai de um de seu assessor, o recém-nomeado membro da Junta Administrativa de Recursos de Infrações da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (Jari/CTMac/PMM).
Track Eden Nascimento de Oliveira assumiu o cargo em 18 de julho de 2023. Em 18 de agosto de 2023, Furlan fez o chamamento público, com proposta de credenciamento, para a empresa Deciclo Inteligencia Ambiental LTDA, nome fantasia Deciclo Transportes, localizada na avenida 1º de Maio, 409, bairro do Trem, para prestar serviços de transporte coletivo de passageiros, com permissão, a título precário, para atuar na capital amapaense.
É no endereço residencial de Itanã Uchôa de Oliveira, pai de Track, que consta como sendo a sede da Deciclo Transportes.
O escândalo ganha destaque nas redes sociais, pautando debates acalorados e inspirando memes hilários montados com as imagens dos envolvidos no esquema.


A rentabilidade do setor não vem somente da venda de passagens. Recursos públicos, por subsídios, sendo a concessão de dinheiro feita pelo governo a determinadas atividades (indústria, transporte urbano, etc.) para manter acessíveis os preços dos serviços e produtos, irrigam as já polpudas contas bancárias dos empresários.
Somente em 2023 foram concedidos dois subsídios para três empresas de ônibus que atuam em Macapá, com uma frota de 50 veículos. Um foi pago em janeiro, no valor de R$ 469.928. Já o de fevereiro, de R$ 435.593, foi pago em março.