Titular de secretaria criada por Clécio Luís realiza plenárias para ajudar esclarecer os processos da transposição

Titular de secretaria criada por Clécio Luís realiza plenárias  para ajudar esclarecer  os processos da transposição

Por Redação 

 

Desde o dia 23 de maio, a Secretaria de Estado de Assuntos da Transposição (Seat) passou a realizar uma série de reuniões plenárias com representantes de diversas categorias para tratar dos processos de transposição de servidores do ex-território federal do Amapá para o quadro da União. Os encontros são coordenados pela titular da Seat, Anne Chrystiane Da Silva Marques, e por José Anchieta Araújo de Andrade, assessor técnico enviado ao Amapá pelo senador Randolfe Rodrigues (sem partido) especialmente para participar dos encontros.

 

Recentemente, Anne Marques e Anchieta estiveram em Santana, a 21 quilômetros de Macapá, em mais uma reunião para esclarecimentos de dúvidas referentes ao assunto. Conforme Marques, a parceria entre o governo Clécio Luís, que criou a secretaria especialmente para humanizar o atendimento e agilizar os processos de transposição, e o gabinete de Randolfe Rodrigues, em Brasília, autor da PEC 07 que aumentou até 1998 o prazo para solicitação de servidores que desejam integrar o quadro da União, tem sido imprescindível. 

Em entrevista exclusiva ao site REGIÃO NORTE NOTÍCIAS, a secretária explicou que as reuniões visam esclarecer as pessoas interessadas sobre a sistematização dos processos em andamento que já beneficiou mais de três mil candidatos. "Essa parceria tem sido fundamental para que a transposição possa ser desburocratizada e, consequentemente, fazer com que sejam avaliados de forma mais rápida. Sendo assim, o propósito maior é ouvir a população, as categorias em especial. Por isso, estamos realizando encontros específicos com cada grupo. São cerca de quatro a cinco reuniões por dia. Começamos na terça-feira, 23, e devemos nos estender até sexta-feira, 26, finalzinho da tarde, quando o [José] Anchieta retorna para Brasília, com todas essas demandas que foram apresentadas pelas categorias", esclareceu. 

Outra informação importante transmitida nas reuniões plenárias pela titular da Seat, Anne Marques, refere-se às pessoas que tiveram os documentos extraviados em enchentes ou incêndios ocorridos em órgãos da administração pública estadual. Marques explica que a assessoria jurídica da Seat está trabalhando com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) na criação de um instrumento legal para resguardar os interesses desse público. "Essa é uma das dificuldades que estamos enfrentando e que, se Deus quiser, vamos dar uma resposta positiva para esta população. Mas, também já avançamos muito com a criação da Seat. É uma iniciativa do governador Clécio [Luís] que teve a visão de instituir uma secretaria para tomar conta de todos os processos da transposição", comemora ela. 

Conforme Anne Marques, a forma institucionalizada atual garante maior proximidade com a comissão em Brasília, onde foi possível conseguir, trabalhando de forma conjunta, desburocratizar muita coisa. "Está aí o exemplo de alguns processos que estamos destravando. Esse diálogo é fundamental porque oportuniza às pessoas o acesso à Secretaria de Estado de Assuntos da Transposição para elaborarmos seus requerimentos e remetê-los à Brasília. Então, nós orientamos aqueles que têm esses processos parados, cujo nome já saiu em uma ata há mais de ano, que nos procurem para confecção de seus requerimentos de celeridade, por exemplo, e consequentemente estarmos acompanhando os trâmites desses processos."

 

Como obter atendimento na Seat?

A Seat é o órgão do governo responsável por orientar os servidores interessados em iniciar o processo. Ela fica na Av. FAB, n.º 96, em anexo à Sead. A pasta funciona para atendimento ao público de segunda a sexta, das 8h às 13h e de forma on-line, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no número (96) 98127-6075 (Whatsapp).