Proposta do ônibus de graça feita por Josiel Alcolumbre tem potencial para beneficiar 397 mil macapaenses

Entusiasmo dos trabalhadores do comércio macapaense é muito grande pela proposta de Josiel Alcolumbre.

Proposta do ônibus de graça feita por Josiel Alcolumbre tem potencial para beneficiar 397 mil macapaenses

Por Redação 

 

O empresário e presidente do Sebrae Amapá, Josiel Alcolumbre, pré-cadidato do União Brasil à prefeitura de Macapá, continua defendendo uma proposta inovadora para os mais de 513 mil macapaenses: transporte urbano com tarifa zero a partir de 2025. A novidade agradou, sobremodo, quem trabalha no comércio, mas, também, encantou profissionais de atividades em que a remuneração tem no salário mínimo a referência principal para seus rendimentos.

A tarifa zero ou passe livre é uma política pública que prevê o uso do transporte público sem cobrança de tarifa do usuário final. Nesse modelo, o sistema é financiado pelo orçamento do município, com fontes de recursos que variam, a partir do desenho adotado por cada cidade. É com base nesse princípio que Alcolumbre pretende implantar em Macapá, imediatamente após a posse, o projeto do ônibus de graça na capital e demais distritos do município.

Segundo pesquisa da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), comumente usada como referência para ilustrar tratados sobre o tema, pelo menos 67 cidades brasileiras já implantaram a política de tarifa zero em todo o seu sistema de transporte, nos sete dias da semana. Essas cidades são de porte pequeno e médio, com populações variando entre três mil e mais de 300 mil habitantes.

Outros sete municípios adotam essa política de forma parcial, seja em dias específicos da semana, em uma parte do sistema ou apenas para um grupo limitado de usuários, também conforme os dados da NTU.

Ademais, pelo menos quatro capitais - São Paulo, Cuiabá, Fortaleza e Palmas - estão atualmente estudando a possibilidade de adotar a tarifa zero em seus sistemas de transporte, conforme levantamento da área de mobilidade urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Dessa forma, se implantada em Macapá a partir de 2025, a proposta de Josiel Alcolumbre beneficiaria, aproximadamente, 397 mil pessoas economicamente ativas, trabalhadores e trabalhadoras de importantes setores da economia com renda mensal entre dois a dois e meio salários, segundo estimativas feitas com base em dados do Sistema Nacional de Informações de Gênero (SNIG), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o qual reúne dados dos censos demográficos 2000 e 2010. 

De acordo com Josiel Alcolumbre, houve uma redução significativa no número de ônibus em circulação em Macapá. No último ano da gestão do ex-prefeito Clécio Luís (2020), que agora é governador, havia 170 ônibus, mas atualmente existem apenas 34 até o dia 15 de janeiro deste ano.

Alcolumbre explica que sua decisão de se candidatar à prefeito de Macapá foi motivada pelo apelo da sociedade diante da situação atual. Recorda que, após realizar pesquisas, obteve informações sobre o programa de transporte público gratuito em Caucaia, no Ceará, onde aproximadamente 400 mil habitantes se beneficiam desde 2021. O pré-candidato destacou a viabilidade do projeto e afirmou que já conhece as maneiras de buscar os recursos necessários para tornar essa iniciativa uma realidade em Macapá.

Para o empresário, a medida promoveria impactos positivos na renda per capita da população e impulsionaria o comércio local. Além disso, ao reduzir os custos de transporte, os indivíduos teriam mais rendimento disponível, que poderia ser reinvestido em empresas locais, estimulando o crescimento econômico e a criação de emprego.