Prefeitura de Santana institui Rede de proteção e segurança nas escolas do município
Na última quinta-feira, 28, o Prefeito de Santana, Bala Rocha, assinou o decreto que cria a Rede de Proteção de Segurança nas Escolas (RPSE). Estiveram presentes no ato de assinatura, os gestores das escolas municipais, representantes de escolas particulares, representantes da PMAP, BMAP e da Defensoria Pública do Estado do Amapá.
A solenidade foi realizada na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, onde a Secretaria Municipal de Educação apresentou o Protocolo de Proteção e Segurança nas Escolas, cujo objetivo é promover através de uma rede intergovernamental, políticas permanentes de enfrentamento aos diversos tipos de violência nas escolas.
Como principais medidas, o protocolo traz a criação de comitê gestor de segurança nas escolas; o núcleo de apoio à atenção às escolas; estratégias de intervenção secundária, como programas de orientação, que visam atender alunos com risco de problemas de comportamento; estratégias terciárias dirigidas a um grupo de estudantes, que possuem problemas comportamentais e/ou acadêmicos intensos crônicos, entre outras.
Após a assinatura do decreto e apresentação do protocolo, as autoridades presentes, iniciaram uma roda de conversa com os gestores para sanar as dúvidas acerca das medidas que devem ser tomadas de agora em diante em todas as escolas.
Texto.
Renata Rodrigues
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Secretaria Municipal de Educação