Povo quilombola celebra enaltecimento da ancestralidade durante entrega do novo Deck do Curiaú, feita pelo governo Clécio Luís
Por Richard Duarte
Ao anunciar a devolução do Deck do Curiaú todo repaginado à comunidade mais visitada do Amapá, o governador Clécio Luís pôde perceber nos rostos dos moradores da Área de Proteção Ambiental (APA) um sentimento de orgulho há muito adormecido no peito de cada quilombola.
E naquele momento, enquanto percorria o espaço reformulado, acompanhado pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, pelo senador Randolfe Rodrigues, por secretários e secretárias de Estado, além de outras autoridades, novamente sentiu orgulho por pertencer ao povo amapaense, e agora, como chefe do Executivo, estar contribuindo para o resgate desta amapalidade.
Uma das mais importantes atrações turísticas da Região Metropolitana de Macapá, o deck foi todo revitalizado, equipado com dois restaurantes, banheiros, rampa para acessibilidade de pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida e crianças menores.
Toda a obra foi concluída em seis meses ao custo total de R$ 1,9 milhão.
Ao som do batuque e dos ladrões (músicas tradicionais do marabaixo), e do balanço das saias rodadas, a ministra Margareth Menezes destacou que esse foi um momento histórico de resgate e de tradição do povo negro amapaense.
"Um momento realmente muito emocionante, pois este espaço representa toda a identidade do seu povo, ricos de história e ancestralidade. Que esse local seja cuidado, mantido, bem preservado pela comunidade que o representa", assinalou ela.
Visivelmente emocionado, Clécio Luís destacou a importância da ancestralidade na construção da cidadania do povo preto amapaense. "Esse lugar, bonito do jeito que está, vai alimentar muito mais as histórias, a autoestima e o destino do povo do Curiaú. É assim que vamos construir o Amapá que queremos. As obras são necessárias, mas o que vai nos levar adiante é o nosso povo e a nossa história, e honrar essa história", frisou.
O senador Randolfe Rodrigues, igualmente tocado pela alegria dos quilombolas, enalteceu o momento festivo, destacando o resgate da identidade cultural do povo amapaense como princípio basilar da gestão Clécio Luís.
"É mais que um ponto turístico, aqui o povo negro marcou e forjou a sua identidade, de onde saem os nossos símbolos, os nossos cânticos ao som das caixas de marabaixo. É um espaço de resistência da identidade cultural do nosso povo. Parabenizo a gestão do governador Clécio e todos os que fizeram parte desse momento, porque os moradores do Curiaú merecem", exultou.