Governo do Amapá capacita instituições interessadas em participar do programa 'Praças da Ciência'

Governo do Amapá capacita instituições interessadas em participar do programa 'Praças da Ciência'

Capacitação orienta sobre financiamento de ao menos quatro projetos científico-pedagógicos amapaenses

A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) está qualificando instituições que pretendem participar na elaboração de projetos para o programa "Praças da Ciência", do Governo Federal.

A capacitação orienta sobre a etapa para obter o financiamento de ao menos quatro projetos científico-pedagógicos amapaenses, que devem beneficiar, em especial, crianças e adolescentes.

"O resultado esperado é que depois desta oficina a gente tenha um CPF responsável das instituições e pesquisadores responsáveis, para coordenar o processo de elaboração dos projetos pra submissão pelo Estado do Amapá junto a Finep [Financiadora de Estudos e Projetos] e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação", explica Edivan Barros, gestor da Setec.

As praças são ambientes lúdicos e interativos, que exploram temas das mais diversas áreas de conhecimento, levando as brincadeiras de criança ao mundo da ciência, física, matemática, educação ambiental, sustentabilidade e cidadania. Os espaços devem ser acessíveis às pessoas com ou sem deficiências e doenças raras.

Entre os projetos científico-pedagógicos elaborados pelo Amapá, está o do Museu Sacaca, um dos principais pontos turísticos do estado, que dispõe de boa estrutura para receber uma unidade da Praça da Ciência. Se contemplado, será uma importante ferramenta para a população ter acesso a conhecimentos científicos.

De acordo com a Setec, o objetivo é implantar as praças também nos municípios como Santana e Porto Grande, e em locais remotos, como a Aldeia do Manga, em Oiapoque. 

Para realizar a capacitação, foram convidados o Carlos Wagner Costa Araújo, mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; e Rizalva dos Santos Cardoso, especialista em Direito Educacional, Gestão e Políticas Públicas, que possuem vasta experiência na área de elaboração de projetos para captação de recursos públicos.

O Praças da Ciência é fruto da parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Finep, para instituições voltadas aos setores científico e tecnológico no estado. 

Estão participando das oficinas, representantes do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), das secretarias de Estado da Educação (Seed), de Meio Ambiente (Sema), dos Povos Indígenas (Sepi), além do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e Prefeitura de Porto Grande.

 

Texto.  

 

Assessoria de comunicação do Governador Clécio Luís