Com apoio da secretária Aline Gurgel, assistência social debate a implantação de novas políticas para benefício da população amapaense

Com apoio da secretária Aline Gurgel, assistência social debate a implantação de novas políticas para benefício da população amapaense

Por Redação 

 

 

"Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos". Este foi o tema da 14ª Conferência Estadual de Assistência Social, que iniciou na terça-feira, 17, e encerrou na quinta, 18, após conclusão dos debates sobre as políticas de assistência social que contou com a participação de entidades socioassistenciais, gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) dos 16 municípios amapaenses.

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social, em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), serviu para definir aprimoramentos nas políticas desenvolvidas pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de avaliar e deliberar sobre as ações de assistência para aprimorar o sistema no Amapá.

Conforme a secretária de Assistência Social, Aline Gurgel, que também preside o CEAS, o governador Clécio Luís garantiu total apoio à realização do encontro anual. "Nos dois dias de convenção, várias propostas e soluções foram apresentadas nas mesas-redondas para superação dos desafios da assistência social no Amapá", informou ela.

Aline Gurgel afirmou, ainda, em entrevista exclusiva ao portal REGIÃO NORTE NOTÍCIAS, que o evento foi um elemento chave na avaliação do SUAS e na criação de um plano de ação sólido para assegurar a promoção do bem-estar e da justiça social à população mais vulnerável.

"A conferência possibilitou melhor planejamento das ações futuras, assegurando que as políticas de assistência sejam cada vez mais eficazes e beneficiem o maior número possível de amapaenses. Para isso, é essencial manter esse diálogo de forma contínua", salientou a secretária.

O programa incluiu aprovação do regimento interno, eleição de representantes e distribuição em grupos temáticos para atuação em cinco áreas: financiamento, controle social, articulação, serviços, programas e projetos, benefícios e transferência de renda.

A 14ª Conferência Estadual de Assistência Social foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Macapá.