Com recursos de Davi Alcolumbre e parceria do governo Clécio Luís, programa Mais Saúde Vascular está beneficiando milhares de pessoas de várias regiões da Amazônia Legal
Em apenas seis meses, mais de 12 mil pacientes já foram atendidos no Convento dos Frades Capuchinhos
Por Redação
Com recursos articulados pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil) e com o governo Clécio Luís conduzindo a execução em parceria com o Convento dos Frades Capuchinhos, o Programa Mais Saúde Vascular vem atendendo milhares de pacientes no tratamento de varizes, não somente do Amapá, mas, também, provenientes de municípios paraenses como Afuá e Breves.
Conforme especialistas ouvidos pela reportagem, a saúde vascular é composta por um sistema, um circuito fechado de vasos distribuídos por todo o corpo, com a função de transportar sangue, oxigênio e fluidos para o organismo. Está intimamente associado ao sistema cardíaco, por meio de 160 mil quilômetros de capilares, artérias e veias.
Dessa forma, o aparecimento de varizes nas pernas de homens e mulheres tem como causas o excesso de peso, o uso de calçados inadequados, a falta de atividade física e manter-se por longos períodos sentado com as pernas pendentes ou em pé sem se movimentar.
Em cinco meses, aproximadamente 12 mil pessoas já foram atendidas no Mais Saúde Vascular com esses sintomas. "Esse é um tratamento eficaz e seguro que garante mais longevidade para a vida da nossa população. O paciente já sai da sala de cirurgia com o medicamento e a meia de compressão, um item considerado caro e essencial para a recuperação. Trata-se de um programa piloto, com o Amapá saindo na frente. O paciente é atendido pelo período de seis meses, ou seja, um acolhimento com carinho, toda a atenção de um serviço público de alta qualidade realizado com a tabela do SUS do governo federal. E esse acolhimento, faz com que a gente possa fazer um trabalho de excelência para melhorar a vida das pessoas", ponderou Alcolumbre.
Embora muitos pacientes façam associação da saúde vascular apenas com os problemas estéticos trazidos pelas varizes, é essencial dizer que cuidar bem deste sistema do corpo humano é fundamental para a saúde na totalidade.
Este é o entendimento do governador Clécio Luís: "O paciente sai daqui com a meia e sai com os medicamentos; ele faz um tratamento prolongado que é para resolver, mesmo. Não é somente uma questão de estética, embora isso tenha importância, mas é fundamentalmente de saúde pública. Assim, é emocionante ouvir o depoimento de pessoas que há anos sofriam com problemas de varizes. O senador Davi [Alcolumbre] está de parabéns tanto pelo Programa Mais Visão, quanto pelo Programa Mais Saúde Vascular."