Idealizado por Davi, programa que leva internet ao interior do Amapá é lançado com a presença do ministro das Comunicações

Idealizado por Davi, programa que leva internet ao interior do Amapá é lançado com a presença do ministro das Comunicações

 

 

_*Juscelino Filho esteve no estado a pedido de Alcolumbre, que também articulou a entrega de mil computadores à rede pública_*

 

Após o lançamento do Programa Norte Conectado Infovia 03, no Amapá, nesta sexta-feira (3), pelo Ministério das Comunicações (MCOM), o senador Davi Alcolumbre (AP), coordenador da bancada federal, disse que a ampliação do acesso à internet, principalmente no Norte do estado, mudará a realidade de milhares de famílias, oferecendo mais oportunidades de capacitação e profissionalização. Foram lançados 600 quilômetros de cabos de fibra ótica sob os rios amazônicos, indo de Belém (PA) a Macapá (AP), ao redor da Ilha de Marajó. De acordo com dados do governo federal, cerca de 2,7 milhões de pessoas serão beneficiadas.

 

De acordo com Alcolumbre, a conquista só foi possível após uma série de articulações com o governo federal para levar ao estado melhorias no quesito conectividade. “Hoje inauguramos uma conquista histórica para o povo do nosso Amapá, especialmente para aqueles que vivem no interior da região Norte, com difícil acesso à internet. A partir de agora, essas famílias terão mais conectividade, com isso, mais acesso à informação, conhecimento e estudo. Não cabe em mim tamanha felicidade por ter feito parte de um projeto tão importante como esse, principalmente para os que mais precisam”, ressaltou Alcolumbre. 

 

O Infovia 03 faz parte do Programa Norte Conectado cuja missão é expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica por meio da implantação de 12 mil quilômetros de cabos de fibra ótica submersos em rios. O programa promete conectar 40 escolas, sete prefeituras, 12 pontos do Conselho Nacional de Justiça, cinco pontos de saúde, três pontos de defesa (Exército, Marinha e Aeronáutica) e dois centros de pesquisas, além de possibilitar que operadoras ofereçam pacotes de internet aos moradores. “A partir de agora, com mais conexão, os amapaenses terão mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional. Este é um momento histórico para nosso estado”, ressaltou o parlamentar. 

 

*Mais de mil computadores para escolas estaduais do Amapá*

 

O senador Davi também compareceu à cerimônia de entrega de mil computadores para a rede pública de ensino do Amapá, projeto também articulado pelo senador junto ao MCOM. Os equipamentos foram entregues no Centro de Recondicionamento de Computadores da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e a doação ocorreu durante a formatura de 563 jovens e adultos capacitados em cursos promovidos pelo Computadores para Inclusão (CRC) da universidade. “Não estamos entregando somente computadores. Estamos entregando capacitação educacional, profissionalizante e empreendedora aos jovens e adultos do nosso estado. Junto com esses equipamentos, estamos entregando acesso à informação, conhecimento, conexão e modernidade à população do Amapá”, destacou o senador. 

 

À tarde, Alcolumbre compareceu à Caravana Federativa Amapá, ação itinerante do governo federal que leva aos estados representantes de ministérios e bancos públicos para atender prefeitos e gestores locais que desejam ampliar a participação dos municípios nos programas do Executivo federal.

 

Texto.

Assessoria do Senador Davi Alcolumbre