Helder Lima, Ithiara Madureira e Breno Pinto estão sendo sondados para Vice Prefeito de Bala Rocha.
Por Richard Duarte
Desde janeiro de 2021, quando tomou posse como prefeito de Santana, a 21 quilômetros de Macapá, o ex-senador e ex-deputado federal Sebastião Bala Ferreira da Rocha, ou, somente Bala Rocha, tem se destacado no cenário nacional com uma administração equilibrada, com fortes investimentos nas áreas da saúde e educação, sem preterir outras esferas da administração pública igualmente relevantes na promoção do bem-estar da população santanense.
Esse amplo trabalho, realizado com apoios de importantes nomes da política amapaense, a exemplo dos senadores Davi Alcolumbre (União Brasil) e Randolfe Rodrigues (sem partido), tem garantido ao gestor elevados índices de popularidade, obtidos junto aos mais de 123 mil habitantes do segundo maior município do Amapá.
Diante desse quadro, a continuidade do prefeito à frente do executivo santanense, após as eleições municipais de 2024, vem sendo anunciada por respeitáveis observadores do cenário político local como fato consumado. Claro, assinalam, guardadas as circunstâncias próprias de uma eleição para cargo de grande expressão.
Nas eleições municipais de 2020, disputou a Prefeitura de Santana, tendo como vice em sua chapa, a petista Isabel Nogueira, irmã do ex-prefeito do município, Antônio Nogueira, presidente estadual do PT. Derrotou o então prefeito Ofirney Sadala com 21.340 votos no total. Resultado considerável que o cacifou para implementar as mudanças sociais, econômicas e infraestruturais necessárias à modernização de Santana.
Para as próximas eleições, Bala Rocha terá pela frente que dirimir um grande dilema ainda em formação devido à distância que separa os dias atuais da campanha política prevista para iniciar oficialmente a partir de meados do próximo ano: quem será seu vice? Nomes em destaque são apontados no tabuleiro em construção, todos aptos ao exercício da função destacada.
O site REGIÃO NORTE NOTÍCIAS sai na frente e apresenta aos internautas possíveis componentes da futura chapa que, pela vontade de Antônio Nogueira, aliado inconteste de Bala Rocha nos últimos três anos, a irmã dele, Isabel, segue imexível como vice-prefeita. Contudo, outros pré-candidatos também despontam como sucessores de Isabel até 2028, com possibilidade de assumir o comando da PMS a partir de 2027, com a hipotética eleição de Bala para o Congresso Nacional.
Um deles é o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Helder de Lima. Segundo afirma, “por ter se criado em Santana sem privilégios, como um menino comum”, conhece como poucos as “mazelas da falta de recurso básico”.
Para superá-las, narra ele, começou a trabalhar cedo. “Aos 11 anos, já conciliava o meu tempo entre os empregos informais, estágios e as aulas na Fundação Bradesco. Em 2009, ingressei formalmente no mercado de trabalho omo agente fiscal, administrativo e financeiro da Petrobrás Distribuidora S.A. Fiquei seis anos na empresa”, relembra.
Formado em Administração pela Faculdade Madre Tereza, com pós-graduação em Gestão Pública, capacitou-se em cursos de Regularização Fundiária Urbana e hoje é pós-graduando em Inovação tecnológica e recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amapá.
Como titular da SEMDUH, Lima tem investido na filosofia de capacitação profissional e qualificação da mão de obra local, promovendo cursos para os servidores em parceria com outras instituições. E padronizando métodos de atendimento e fluxo de processos com mais segurança jurídica e eficiência.
À frente da pasta, tem desenvolvido inúmeros projetos voltados para garantir à população santanense mais qualidade de vida e novas oportunidades de trabalho e renda para todos.
“Desde cedo, passei a valorizar todas as coisas que são fruto de muito suor”, ensina ele. “Ninguém constrói nada sozinho.”
Helder conta com o apoio integral de sua mãe ex Presidente da Câmara de Vereadores de Santana Vereadora Helena Lima e do Deputado estadual Jack JK e do Presidente do Tribunal de contas do Estado Michel JK.
Outro aspirante ao cargo de vice-prefeito de Santana é o empresário Breno Barbosa Chaves Pinto, proprietário da L B Construções Ltda, especializada em obras de terraplenagem, construção de rodovias e ferrovias, e fabricação de artefatos de cimento, além de outras atividades.
Breno Chaves ocupa a segunda suplência do senador Davi Alcolumbre (União Brasil) e é considerado um dos empresários mais bem-sucedidos do setor da construção civil no Amapá, com sede administrativa de sua empresa localizada no município de Santana.
Atuando em diversas frentes, a exemplo da área de construção de redes de abastecimento de água, coleta de esgoto e construções correlatas, Breno Barbosa é apontado como um dos maiores geradores de emprego e renda de Santana, hoje com mais de 123 mil habitantes, a maioria composta por jovens em fase produtiva, a espera de novas oportunidades de trabalho para começar a pavimentar a carreira profissional.
Numa possível pré-candidatura ao cargo, Breno certamente contaria com o amplo apoio de Alcolumbre e dos demais políticos santanenses alinhados com o presidente da Comissão, Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.
A opção em ascendência no cenário político local é a secretária de Saúde de Santana, Ithiara Madureira, mesmo jovem, já tem uma trajetória de conquistas ligadas a políticas públicas, sociais e de saúde.
Formada em fisioterapia, pós-graduada em gestão pública, política e planejamento, ela aceitou a missão de assumir a gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), iniciando o trabalho do zero, desenvolvendo um plano estratégico e participando ativamente de todas as etapas.
Com um perfil humanizado, Ithiara busca ouvir e entender as reais necessidades das comunidades de Santana. Cuidando, sobretudo, do que diz respeito às necessidades básicas e imediatas de todos.
O trabalho árduo na gestão Bala Rocha também a capacita para compor uma possível chapa na disputa das eleições municipais de 2024. “Os desafios surgem a todo instante, muitos estão sendo superados para promover, a cada dia, mais qualidade de vida para a população santanense. Afinal, essa é a principal missão de um gestor público”, assinala.
Para pavimentar a estrada que pode levá-la à condição de vice-prefeita numa chapa com o prefeito Bala Rocha, na campanha eleitoral do próximo ano, ela conta com o apoio do marido, Richard Madureira, chefe de gabinete do governo estadual, com provável apoio do próprio governador Clécio Luís, e com outros secretários da PMS.