Com obras pelo Amapá inteiro e com uma base de mais de 13 Prefeitos entre eleitos e reeleitos, Clécio Luís caminha forte rumo a sua reeleição em 2026

Com obras pelo Amapá inteiro e com uma base de mais de 13 Prefeitos entre eleitos e reeleitos, Clécio Luís caminha forte rumo a sua reeleição em 2026

Por Redação 

 

Os resultados do primeiro turno das eleições municipais no Amapá ainda repercutem, destacando os principais vitoriosos na disputa, sendo o governador Clécio Luís (SD) o principal deles, tornando-se cada vez mais consolidado como liderança incontestável no novo cenário político regional.
Especialistas ouvidos pelo portal REGIÃO NORTE NOTÍCIAS apontam que entre os grandes vencedores destas eleições estão, além de Clécio, o senador Davi Alcolumbre (União-AP) que, junto com o governador amapaense, elegeu e reelegeu 13 prefeitos e prefeitas, além de obter o maior número de vereadores igualmente eleitos e reeleitos em todo o Estado. Com esse desfecho, a maior parte das prefeituras e das câmaras municipais serão comandadas por eles.
A bem-sucedida gestão de Clécio Luís vem sendo pavimentada com base em maciços investimentos na saúde e segurança públicas, melhorias significativas na educação, e forte presença na economia, estimulando pequenos, médios e grandes empreendimentos, e proporcionando a infraestrutura necessária ao agronegócio.
Tanto que houve um crescimento de 63% na quantidade de pessoas empregadas nas atividades de agricultura, pecuária, pesca, produção florestal e aquicultura. No setor de construção civil, o aumento foi de 31%, e no transporte, registrou-se um crescimento de 21%. 
Graças a este trabalho eficiente e à implementação de novas estratégias para promover as atividades econômicas, o governo Cléio Luís conseguiu destaque no cenário nacional no que diz respeito à diminuição do desemprego. Os índices de desocupação reduziram de 14,2% no quarto trimestre de 2023 para 10,9% no mesmo período de 2024.
Quanto à segurança pública, as novas direitrizes implementadas por Clécio Luís estão apresentando resultados positivos e relevantes em relação aos registros de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Nos primeiros seis meses de 2024, observou-se uma diminuição de 32% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior, percentual que é resultado de estratégias de combate à criminalidade, investimentos, valorização dos servidores e designação de novos agentes de segurança. 
De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foram registradas 175 vítimas de crimes violentos em 2023, enquanto em 2024 esse número caiu para 119. Esses índices estão alinhados com a tendência de redução observada em janeiro de 2024, que revelou uma queda de 60% em comparação a janeiro de 2023.
Devido a este crescente volume de trabalho, em 2024 a gestão Clécio Luís alcançou a 5ª melhor avaliação entre os governos do Brasil, com uma taxa de aprovação de 62%, conforme pesquisa nacional da AtlasIntel que analisou o desempenho de todos os governadores do país. Comentando sobre esse resultado, o governador do Amapá ressaltou que as iniciativas voltadas ao desenvolvimento de políticas públicas que asseguram o bem-estar e a dignidade da população estão começando a apresentar efeitos positivos, especialmente na reestruturação dos setores de saúde, segurança e no avanço da economia.
"Este reconhecimento não nos eleva, mas sim intensifica nossa responsabilidade, indicando que estamos trilhando o caminho correto de um trabalho árduo para proporcionar uma vida digna a todos os amapaenses. Tivemos progressos em diversas áreas, mas estamos cientes de que ainda estamos aquém do que todos merecem", assinala Clécio.