Derrotado pelo Vereador Dalua: Prefeito Antônio Furlan é impactado por revés político aplicado pelo governador Clécio Luís

Derrotado pelo Vereador Dalua: Prefeito Antônio Furlan é impactado por revés político aplicado pelo governador Clécio Luís

Por Redação 

 

Numa costura política alinhavada pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil), o governador Clécio Luís (SD) infligiu uma derrota política esmagadora ao prefeito de Macapá, Antônio Furlan (Podemos). Tudo começou quando a então titular da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM), Adrianna Ramos (PSC), deixou o cargo em 6 de novembro para reassumir o mandato de vereadora na Câmara de Macapá, desde o começo do ano ocupado pelo suplente Pedro DaLua, do mesmo partido de Ramos.

Antônio Furlan já dava como favas contadas ter a vereadora em sua base de apoio no legislativo municipal mediante investidas entabuladas em reuniões reservadas no principal gabinete do Palácio Laurindo Banha, sede do executivo macapaense. Furlan só não contava com a força política de Dalua juntamente com Clécio e Davi para convencer Adrianna Ramos a permanecer à frente da SEPM com autonomia para implementar seus projetos sociais em benefício das mulheres amapaenses.

Conforme levantamentos realizados pela reportagem do portal REGIÃO NORTE NOTÍCIAS junto à bancada de oposição na Câmara de Macapá, Furlan queria o apoio de Andrianna Ramos para anular Pedro DaLua que, não por acaso, é seu rival político mais virulento no parlamento da capital amapaense. Com DaLua sem mandato, e avalizado pelo apoio da social-cristã, o prefeito ganharia mais musculatura visando a campanha à reeleição em 2024, lastreado por atitudes e projetos megalomaníacos.

A convite de Clécio Luís, Andrianna Ramos tinha se licenciado do mandato para assumir o comando da SEPM. Contudo, devido à legislação em vigor, que permite ao vereador licença de apenas quatro meses, no início de novembro ela pediu exoneração da secretaria para retomar seu lugar na Câmara. A volta de Ramos animou Furlan, interessado em silenciar Pedro DaLua, astro em ascendência na constelação de Davi Alcolumbre e Clécio, um opositor implacável das malfeitorias identificadas nos escaninhos da Prefeitura de Macapá. Diante da oportunidade, intensificou os avanços em direção à vereadora, oferecendo para ela cargos relevantes na administração municipal em troca de amplo apoio político.

As manobras típicas de gangterismo político perpetradas por Antônio Furlan irritaram integrantes da oposição na CMM. "Essa tentativa de cooptação levanta sérias preocupações sobre a integridade do nosso prefeito. É decepcionante ver autoridade abusando do seu poder desta forma só para eliminar a oposição e consolidar a própria influência. Não é assim que a democracia funciona. O povo precisa acreditar em seus parlamentares, eleitos para que os interesses públicos sejam atendidos. Aliás, a população já está cansando de ver político envolvido em táticas sub-reptícias para ganho pessoal. Este tipo de manipulação mina a confiança popular e perpetua o ciclo de corrupção que assola nossa sociedade", explica Pedro DaLua.